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GRAFICANDO RETAS EM SOFTWARE E CONHECENDO SEUS COEFICIENTES
Samuel Haag, Christian James Henschel

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


Esta comunicação tem o objetivo de apresentar o projeto de introdução dos conhecimentos sobre Equação Reduzida da Reta através do uso do software “KmPlot”.  Projeto desenvolvido durante o estágio no Ensino Médio para três turmas do 3º ano no dia 18 de Abril de 2014, no laboratório de informática da Escola de Educação Básica Professor João Widemann de Blumenau – SC, onde desenvolvemos nosso estágio. Para execução deste projeto os alunos foram levados ao laboratório de informática da escola para que pudessem manusear o software acima citado, criando gráficos de retas no plano cartesiano e obtendo, eles próprios, conclusões sobre os conceitos a respeito dos coeficientes: angular e linear, existentes nas equações da reta. Primeiramente os procedimentos desta aula (roteiro) foram entregues em uma folha para cada aluno e então foi explicado como abrir o programa e como construir as retas a partir de suas equações no software. Na sequência os alunos construíam os gráficos solicitavam e os analisavam, com o auxílio dos estagiários. A partir de então se explorava os conceitos matemáticos envolvidos em cada caso. Após analisar todas as possíveis formas de se trabalhar estas retas no gráfico e ter definido os coeficientes, foi apresentado à dedução da equação reduzida da reta a partir de seu coeficiente angular. A justificativa deste projeto veio com a intenção de facilitar o entendimento deste conteúdo por parte dos alunos, uma vez que fazer todos os gráficos no caderno tornaria uma aula extensa, cansativa e que a teoria poderia ficar muito abstrata para os alunos. Concluindo que a utilização deste software facilitou aos alunos a melhor compreensão destes conceitos matemáticos e atraiu sua atenção também para os recursos diferentes que podemos encontrar na tecnologia.

 


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