2a Semana da Pós-Graduação em Química e XXII Semana Acadêmica de Química da FURB

FURB, Campus I, Auditório do Bloco T

23 de outubro de 2017 – 27 de outubro de 2017


A 2ª Semana de Pós-Graduação em Química e XXII Semana Acadêmica de Química da Furb com a temática “A Química na Contemporaneidade: Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Ensino”  será realizada no período de 23 a 27 de outubro de 2017 no Auditório do Bloco T no Campus I da FURB. Sua proposta está centrada na articulação de uma formação que seja destinada aos estudantes de Pós-Graduação em Química e dos cursos de Bacharelado, Licenciatura desta mesma área, bem como os programas de Pós-Graduação e graduação afins (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Engenharia Química, Farmácia e Ciências Biológicas) da instituição promotora do evento, bem como das instituições convidadas e parceiras. Pretende-se consolidar a ideia da primeira edição do evento, que ocorreu em 2016, como uma atividade de integração com os PPGQs da UFSC e UFPR, sendo um evento de natureza acadêmica e científica de abrangência regional para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Química da FURB (PPGQ-FURB) através da sua integração com dois programas de excelência. O objetivo maior da 2ª  Semana de Pós-Graduação em Química consiste no fortalecimento das parcerias entre os grupos de pesquisa dos três programas, além de consolidar o PPGQ-FURB em nível nacional. A programação prevê 10 palestras, 1 minicurso, 4 oficinas e 1 comunicação oral e está baseada em uma temática que discuta as novas demandas da ciência, tecnologia e sociedade. As palestras abordarão a nanotecnologia numa perspectiva de inovação, do conhecimento acadêmico para a produção tecnológica, uma ênfase para a redação científica, além de palestras com apresentações das linhas de pesquisa que os professores ministrantes estão realizando. Nessa ótica, objetiva-se elencar as perspectivas e os desafios da ciência brasileira na atualidade, ligados aos pressupostos da sustentabilidade. A problemática da escrita científica será enfocada para a produção de artigos científicos e dissertações. Para atender a demanda do Ensino propõe-se uma oficina, um conjunto de palestras e discussões para discutir as experiências inovadoras, metodologias e estratégias, ferramentas de mídia que sejam devidamente usadas para essa finalidade. Por fim, com esse conjunto de atividades, pretende-se instigar professores pesquisadores e discentes para o diálogo e que as sessões de formação sejam também de oportunidade para trocar experiências e promover colaborações em pesquisa, ensino e extensão.

 

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

Informações sobre a Conferência