Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO UMA EQUAÇÃO DO 2º GRAU
Carla Fernanda Raitz da Cunha

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Este projeto foidesenvolvido por alunos da 8ª série da Escola de Educação Básica CacildaGuimarães do município de Vidal Ramos.  Trabalhaum conteúdo muito importante einerente ao 9º ano do ensino fundamental que são as equações do 2º grau e assuas formas de resolução, além de um breve histórico acerca da origem daequação de Bhaskara, de seu princípio geométrico à notação que conhecemoshoje.  Esse conteúdo foi abordado de forma clara e objetiva, sendopré-requisito no ensino médio na própria Matemática e em outras disciplinas,como a Física, a Química e a Biologia. Este projeto tem o objetivo de facilitaro ensino das equações do 2º grau, visto de forma tão abstrata nas escolas queparece não ter aplicação, mas é de importância muito grande na vida de quemtrabalha com as exatas. O estudo das equações do 2º grau, assim como oda Álgebra, em geral, é uma forma muito significativa do aluno exercitar suacapacidade de abstração, além de ser uma poderosa ferramenta na resolução deproblemas. Iniciamos definindo seuconceito, suas formas de resolução e aplicação. Uma equação é umaexpressão matemática que possui em sua composição incógnita, coeficientes,expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas de acordo como maior expoente de uma das incógnitas. Cada modelo de equação possui uma forma de resolução. Trabalhamos aforma de resolução de uma equação do 2º grau, utilizando o método das completase incompletas, completar quadrados e a fórmula de Bhaskara, determinando asolução de uma equação, descobrindo assim, suas raízes, isto é, o valor ou osvalores que satisfazem a equação. Serão tratadas situações que recaem emestudos de sistemas de equações do 2º grau e equações irracionais. Concluímos que nossos alunos aprenderam aidentificar equações do 2º grau onde quer que estejam, e sabem como resolvê-lade vários métodos. Analisando os resultados do projeto, verificamos que aproposta de trabalhar com resolução de equação do 2º grau através de situaçãoproblema dinamiza o processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma contribuiu deforma significativa para a turma envolvida. Todavia sabemos que apesar damelhora significativa nos resultados, alguns erros de cunho aritmético e algébrico foram identificados, o quemostra a dificuldade dos alunos em lidar com esses assuntos que podem não tersido devidamente assimilados nas séries anteriores de ensino e que apesar dosesforços ainda não foram superados. Palavras chave: Equações, formas de resolução, aplicação.

Texto completo: PDF