Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
CANTIGAS: UM PROJETO DIDÁTICO PARA APRENDER A LER CANTANDO...
Isabela Cristina Daeuble Girardi, Ketlin Braatz

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de pedagogia, desenvolveu em parceria com a Escola Básica Municipal Felipe Schmidt um projeto didático sobre cantigas. Fundamentado nos aportes teóricos de Vigotski (1998/1999), Soares (1998), Kleiman (2012), Smolka (1999), entre outros; este projeto busca desenvolver propostas pedagógicas de alfabetização na perspectiva do letramento. O projeto didático sobre cantigas foi desenvolvido com vinte e duas crianças do 1º ano do ensino fundamental com o objetivo de realizar propostas de intervenção no processo de alfabetização e letramento, especialmente na leitura, a partir de atividades lúdicas, criativas e envolventes. Foram selecionadas as cantigas preferidas do grupo, identificadas durante a elaboração do perfil inicial de turma e acrescidas outras com o propósito de ampliar o repertório cultural da turma. No contexto deste projeto as crianças cantaram diversas cantigas, como: o cravo e a rosa, o sapo não lava o pé, alecrim dourado, minhoca, entre outras. A cada aula, uma nova cantiga era apresentada e cantada. A atividade era precedida do levantamento de conhecimentos iniciais das crianças e o momento de cantar muitas vezes acompanhado de coreografias criadas coletivamente. Após este momento inicial eram realizadas atividades de leitura da cantiga usando diversas estratégias, como o uso de cartazes com o texto, texto fatiado em frases ou palavras (de acordo com o nível de complexidade desejado), textos para serem completados, entre outras. A seguir, com o texto da cantiga impresso, a ilustração era realizada usando diversos materiais como guache, colas coloridas, tecidos, botões, algodão e até folhas. Assim, a cada cantiga uma nova página do livro era criada. Desse modo, as crianças avançaram no processo de aquisição da linguagem escrita, compreenderam como se constrói um livro, passaram a conhecer mais sobre as características deste gênero textual e, principalmente, passaram a cantar diversas cantigas.


Texto completo: PDF