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CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E DESAFIOS ACERCA DA PESQUISA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Arlete Ehlert de Souza, Marcia Regina Selpa de Andrade, Rita Buzzi Rausch

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


Novos cenários, tecnologias, imprevisibilidades, desafios: assim entramos no século XXI. Um tempo denominado como a era do conhecimento, em que a mera repetição de tarefas e de apertar parafusos perdeu o sentido. O mundo social e profissional está exigindo sujeitos mais ativos, críticos e transformadores, ou seja, a formação do que denominamos profissional-cidadão. O SENAI, criado para atender as indústrias vem acompanhando esta evolução por meio de programas e movimentos educacionais alinhados ao mundo do trabalho e às demandas sociais, e vem contribuindo com a formação de um novo perfil de profissional. Com metodologias inovadoras, esta formação exige cada vez mais que o professor seja um agente transformador e que continuamente se prepare para atuar neste cenário, cujo desenvolvimento de pesquisas, tornando-se um professor pesquisador, é essencial. O desafio é grande porque muitos professores não vivenciaram processos investigativos em sua formação inicial e continuada. Diante destes fatos a presente pesquisa tem como propósito analisar as concepções, práticas e desafios acerca da pesquisa de professores que lecionam no ensino superior de tecnologia da faculdade SENAI de Jaraguá do Sul. Para orientar este estudo e fundamentar esta discussão aprofundaremos nossos estudos nas ideias de André (2001; 2002), Lüdke (2002; 2009), Zeichner (2000; 2011), Beillerot (2001; 2006) e Rausch (2008; 2011), que argumentam acerca do professor pesquisador: concepções, práticas, importância e desafios. E ainda Nóvoa (2009; 2011) e Cunha (2002; 2006) que aprofundam estudos acerca da formação de professores para a Educação Superior. Nossa pesquisa será de abordagem qualitativa e pretende identificar o perfil do professor que atua na faculdade, suas concepções etrajetóriasde pesquisa por meio de entrevista semiestruturada. Pretende também identificar a partir de grupos focais seus principais desafiosdiante da necessidade de ampliar em suas atividades de pesquisa. Compreendemos que a inserção da pesquisa no cotidiano do professor pode ser uma alternativa para a transformação dos processosde ensino e aprendizagem, pois proporcionam um constante construir com autonomia. O professor pesquisador desenvolve-se como pessoa e profissional, e contribuiu significativamente na formação de estudantes com o perfil necessário e emergente na contemporaneidade.

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