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JOGOS DE ESTRATÉGIA: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL INSTRUCIONAL COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Rita Buzzi Rausch, Carla Coman França, Jennifer Cilene da Costa, Fabiola Cristina Brandl

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


Este trabalho está vinculado ao PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento, desenvolvido em parceria com a EBM Aberto Stein. O projeto "Jogos de Estratégia" surgiu da necessidade apontada no perfil inicial de uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades em relação ao cumprimento de regras, concentração e compreensão dos conteúdos. Compreendemos que o momento da brincadeira é uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo a partir de diferentes possibilidades, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O projeto teve como objetivo promover aprendizagem e desenvolvimento das crianças em seus aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais, proporcionando aos participantes a experimentação do momento do jogo. Iniciando-se com uma plenária, foi socializada a proposta do projeto: apresentação, justificativa e possíveis ações. A partir do conhecimento prévio dos educandos em relação ao “o que é um jogo”  e ampliando o conhecimento no portador dicionário, os mesmos apresentaram interesse aceitando a proposta. Além da confecção dos jogos, do momento do jogo, da socialização da produção do projeto com outras turmas de alunos na sala de aula e recreio, também foi elaborado como produto final uma caixa com os jogos confeccionados e um manual com os textos instrucionais. O projeto tomou proporção interdisciplinar. A partir da confecção de cada jogo foram planejadas aulas trabalhando o gênero "instrucional", sua estrutura, elementos e função social, propostas de escrita e de leitura, curiosidades, envolvendo tempo e espaço, tabelas das jogadas desenvolvidas e, a partir destas, atividades de compreensão leitora e que desenvolvem habilidades matemáticas. Sendo esta uma experiência inovadora na unidade escolar, os alunos das outras salas que vivenciaram alguns dos jogos aplicados pelo grupo do segundo ano, solicitaram que fossem feitos mais jogos e tivessem mais momentos como este. As crianças também levaram esta experiência para o âmbito familiar. Percebemos como resultados, uma maior  motivação dos estudantes em estudos que envolvem conceitos interdisciplinares nas aulas.

 


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