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O PIBID PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO ACADÊMICA
Diana Meyer, Maria Fernanda Spiess Lobe, Renata Schmoeller de Souza

Última alteração: 2014-07-15

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia, subprojeto Educação Infantil, tem como propósito problematizar a relação teoria-prática, complementando a formação acadêmica através de vivências no tempo-espaço educacional infantil. Participando ativamente dos momentos e movimentos do Centro de Educação Infantil Emília Piske, é oportunizada a ampliação do conhecimento das bolsistas acerca da educação de crianças pequenas, observando e experimentando os conflitos da rotina no tempo-espaço educacional, dando visibilidade às manifestações culturais das meninas e meninos de 0 a 6 anos. O CEI Emília Piske consiste em um contexto público de Educação Infantil, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Blumenau, instalado no Bairro Fortaleza. O Programa aproxima a vida acadêmica com a prática pedagógica na Educação Infantil e permite a experiência do saber-fazer no cotidiano educacional, oportunizando às bolsistas um tempo de estudo financiado, incentivando sua formação inicial e continuada. Embora o PIBID se inscreva, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como uma atividade de ensino, a configuração do trabalho ganhou contornos de pesquisa a partir do encontro entre crianças e adultos; entre contexto de Educação Infantil e Universidade, se constituindo em um processo de reconhecimento do “território da infância”. Neste curto percurso de experiência, iniciado em março de 2014, é possível perceber a importância de Programas como o PIBID para a formação dos licenciandos e licenciandas, visto que o mesmo tem contribuído para minimizar o “choque de realidades” (TARDIF, 2002), por meio de proposições que tomam a observação e o registro como eixo da ação docente.


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