Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIALOGO ENTRE OS DOCENTES E OS ESTUDANTES
Maria Eduarda Oliveira Liesenberg, Maria Auxiliadora dos Santos Queiroz, Josiana Simas Severino, Gicele Maria Cervi

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


O curso de Pedagogia da FURB tem como ponto essencial a formação do professor para atuar na Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste terceiro período fomos levados à construção de uma formação docente e uma prática pedagógica fundamentada na produção de saberes que oportunizem uma ação reflexiva e investigativa do professor, a partir da articulação teórica e prática. Este estágio ocorreu na Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza e Silva, onde fizemos cinco observações e cinco práticas, nosso objetivo foi ampliar o repertório cultural dos estudantes a partir das diferentes linguagens; vídeo, música, literatura e pintura. O tema trabalhado foi os Animais as práticas foram fundamentadas nos textos de Anna Bondioli sobre observação e organização dos espaços; Carlos Marcelo, sobre a importância dos saberes preadquiridos dos professores, ou seja, o professor precisa ter domínio dos conhecimentos científicos e teóricos. Outros autores que sustentaram a prática foram Antônio Nóvoa e Zabala. As aprendizagens no estágio foram muitas. Aprendemos a organizar tempo, espaço e o ambiente escolar o que nos possibilitou um maior envolvimento com a turma e também nos levou a refletirmos sobre a importância de saber quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre um determinado assunto. Também aprendemos que é fundamental a retomada das aulas anteriores para melhor entendimento dos estudantes. O estágio supervisionado nos deu a possibilidade de convivência e aprendizado para a docência. Mas, também trouxe inúmeras dúvidas as quais pretendemos trabalhar ao longo do curso.

 


Texto completo: PDF