Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, CONFLITOS E DESAFIOS
Jaqueline Alves, Jaqueline Ponciano, Gicele Maria Cervi

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


Jaqueline Alves[1]

Jaqueline Ponciano[2]

Profa. Dra. Gicele Maria Cervi[3]

O presente trabalho é um relato de experiência sobre o Estágio desenvolvido na terceira fase do curso de Pedagogia. O objetivo  do nosso estágio em pedagogia é vivenciar experiências em sala de aula da Educação Básica: Ensino Fundamental e Educação Infantil. A partir dessas vivências, analisar e refletir sobre nossas práticas pedagógicas. O estágio foi realizado em dez momentos divididos em observação e intervenção. Foi desenvolvido na escola Victor Hering, com a turma do 1º ano 2. Concretizamos quatro observações, e já nos sentimos preparadas para começarmos as docências. Escolhemos junto à professora da sala o tema a ser trabalhado com os estudantes, nos foi sugerido o corpo humano, escolhemos abordar o tema, falando dos cinco sentidos. As nossas práticas foram realizadas em sala, ginásio e pátio da escola, buscando focar no letramento e alfabetização dos educandos.  Observamos que as crianças precisavam de aulas ativas e por isso nosso planejamento ficou focado em desenvolver atividades dinâmicas. Escolhemos o tema “cinco sentidos”, porém no desenvolver dos planejamentos e docências, percebemos uma dificuldade em nosso tema. Com auxílio de autores como Nóvoa, Zabala, Marcelo Garcia e Ana Bondiolli fundamentamos nossa prática e reflexão. Nelas tivemos várias aprendizagens dentre elas  que “ cinco sentidos” é conteúdo. E, aqui tivemos dificuldades, sentimos que por mais que planejássemos aulas dinâmicas e interessantes, não conseguimos pensar em muitas possibilidades de práticas pedagógicas, tanto pelo tema como pelo tempo que tínhamos. Analisamos que trabalhar com conteúdo é muito limitado e percebemos que trabalhar com conceitos abre a possibilidade de uma prática interdisciplinar. Outra aprendizagem de nosso estágio foi com relação ao tempo que as crianças precisam para construir conceitos e que cinco períodos não são suficientes para desenvolver um trabalho dinâmico como pretendíamos.


[1] Jaqueline Alves, graduando o III semestre do curso de Pedagogia, professora na educação infantil da prefeitura municipal de Gaspar.

[2] Jaqueline Ponciano, graduando o III semestre do curso de Pedagogia, professora na educação infantil da escola particular de Blumenau.

[3] Professora do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação. Coordenadora Institucional do PIBID. Formada em Pedagogia, Mestrado em Educação, Doutorado em Ciências Sociais – PUC-SP

 

 

 

[1] Jaqueline Alves, graduando o III semestre do curso de Pedagogia, professora na educação infantil da prefeitura municipal de Gaspar.

[1] Jaqueline Ponciano, graduando o III semestre do curso de Pedagogia, professora na educação infantil da escola particular de Blumenau.

[1] Professora do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação. Coordenadora Institucional do PIBID. Formada em Pedagogia, Mestrado em Educação, Doutorado em Ciências Sociais – PUC-SP


Texto completo: PDF