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CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DAS CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE ECOLOGIA FRITZ MULLER (MEFM) PARA A ECOFORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Joana Zimmermann, Amanda Alves Trentini, Anderson Furtunato

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O Museu de Ecologia Fritz Müller (MEFM) foi inaugurado em 17 de junho de 1936 como "Casa de Fritz Müller" para contar a história doecologista, naturalista e cientista Johann Friedrich Theodor Müller. Este trabalho tem o objetivo geral de investigar as concepções apresentadas pelos professores visitantes do Museu de Ecologia Fritz Müller acerca do seu potencial ecoformador. Trata-se de uma pesquisa em andamento, de abordagem qualitativa, com caráter de pesquisa de campo, cujo objeto de estudo é a ecoformação, realizada com professores da região de Blumenau-SC. O MEFM é o único da região que aborda estes temas em conjunto, e é visitado por diversas instituições de ensino e pesquisadores.  Foram utilizados questionários online semiestruturados como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo como recurso de análise de dados.  Estes foram enviados aos professores que frequentaram o Museu no período de Janeiro a Maio de 2014. Os referenciais teóricos utilizados para a análise dos resultados foram a abordagem da ecoformação e da transdisciplinaridade.  Os resultados desta pesquisa em andamento apontam para a identificação das seguintes categorias de análise: a importância do museu na formação dos estudantes; as opções oferecidas pelo Museu de acordo com o roteiro dos professores; objetivo das visitas ao Museu; e as dificuldades encontradas antes, durante e após a visita. Consideramos, a partir dos resultados parciais, que o principal motivo pelo qual os professores levam os estudantes ao museu é para complementar projetos ou atividades desenvolvidas em sala de aula. As salas do MEFM que mais chamaram a atenção dos estudantes foram as salas dos animais taxidermizados, o insetário, os répteis e objetos arqueológicos. As dificuldades encontradas pelos professores abordadas no questionário auxiliarão na melhoria do atendimento do próprio Museu. Consideramos, a partir dos resultados da pesquisa, que o MEFM contribui nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes como uma modalidade não formal de aprender ciências, podendo ser caracterizado como um espaço complementar de práticas educativas.

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