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AS AVENTURAS DE YARA NO PLANETA OCULARES: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, NO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme Augusto Hilário Lopes

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


Este trabalho busca relatar experiências pedagógicas desenvolvidas com a disciplina de Ensino Religioso, na turma do 8° ano 1 do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Marina Vieira Leal, situada no município de Gaspar. Utilizamos como apoio didático o livro “As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: conhecendo, respeitando e convivendo com a diversidade religiosa e os direitos humanos”, que versa acerca da interculturalidade e a compreensão do fenômeno religioso enquanto manifestação humana de crenças e valores, bem como direitos e deveres dos indivíduos para com as diversas esferas sociais. O objetivo é aprofundar o diálogo e a interação entre professor e educando, estimulando análises críticas referentes à construção e desconstrução de valores que estão inseridos em nossa sociedade.  O aporte teórico é a obra já citada, bem como documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, traz o reconhecimento e importância sócia histórica da religião para a formação do indivíduo, que por sua vez reflete na manutenção ou transformação das práticas religiosas. A metodologia de trabalho utilizada foram aulas expositivas realizadas de maneira dinâmica e dialógica, em que todos os envolvidos participam de forma ativa na discussão e na produção do conhecimento, compartilhando entre o grupo informações e experiências acerca da diversidade no contexto religioso. Não obstante, busca auxiliar na formação da cidadania e também outras vertentes da disciplina, fazendo com que os educandos explorem e compreendam os vários pontos de vista no campo da religião. O resultado sinaliza algumas impressões obtidas com essa prática de ensino que mostra o quanto se faz necessário à discussão sobre o universo religioso através do diálogo e reflexão, porém, sem resultado imediato, pois, o processo é gradativo, decorrente de consequências históricas e do tabu existente no âmbito religioso.


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