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PROPRIEDADES DA ÁGUA ATRAVÉS DAS BOLHAS DE SABÃO
Aurora Rupp, Aline Warsneski, Fernanda Rodrigues

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


A atividade realizada pelo Clube de Ciências Fritz Müller, na Escola Básica Municipal Machado de Assis, em Blumenau/SC foi desenvolvida a partir das dúvidas dos alunos de 5º à 8º ano que participam semanalmente deste Clube. A pergunta que motivou a atividade foi como se formam as bolhas de sabão? O objetivo do trabalho desenvolvido com os clubistas foi demonstrar, de forma prática, como e porque se formam as bolhas de sabão. Para iniciar, os conhecimentos prévios dos alunos foram levantados e, após, os alunos foram separados em dois grupos. O primeiro grupo ficou responsável pelo preparo da receita para bolhas gigantes e o segundo deveria montar 15 instrumentos, utilizados para formar as bolhas, feitos de madeira e barbante, denominados, posteriormente, por “fazedores de bolhas”. Cada aluno recebeu um “fazedor de bolhas” e, juntos, participaram das orientações dos bolsistas PIBID e da professora supervisora. Posteriormente, os clubistas foram levados até o pátio central da escola onde teriam espaço suficiente para montar as bolhas de sabão gigantes. Após o termino da atividade prática, retornaram ao laboratório para compararem seus conhecimentos prévios com as observações feitas durante a atividade. Cada clubista registrou tudo o que foi realizado e o resultado final da atividade. Durante o intervalo os clubistas voltaram para o pátio para explicar aos alunos dos anos iniciais o resultado observado, que as bolhas gigantes se formam em função da elasticidade dada à água pela glucose de milho e a diminuição da evaporação dada pelo detergente. Após a explicação, mostraram com fazer as bolhas gigantes com a participação das crianças interessadas. Como resultado da atividade, salientamos as aprendizagens conceituais relacionadas às propriedades da água, além do conceito de tensão superficial, além das relacionadas à organização de uma tecnologia para a produção de bolhas e a socialização dos conhecimentos para outras crianças da escola.

 


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