Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE SONETOS NO ENSINO MÉDIO
Heloisa Helena Deschamps

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


Este resumo apresenta uma atividade realizada no componente curricular do Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, desenvolvida pela acadêmica da sétima fase de Letras na FURB – Universidade Regional de Blumenau, na ETEVI – Escola Técnica do Vale do Itajaí, com turmas de 1º ano de ensino médio, sendo estas A, B e E. A atividade com o gênero (Bakhtin, 2003) poema teve por objetivo conscientizar os alunos de poemas com formas fixas, como é o caso do soneto, forma utilizada, além de trabalhar diversas figuras de linguagem. Foi desenvolvida uma sequência didática de acordo com o que a professora supervisora estava trabalhando. Durante as explicações, diversos exemplos para as figuras de linguagem seriam construídos com os alunos, afim de facilitar a internalização do uso de cada figura. Como material de apoio às aulas, um jogo da memória trabalhando as definições das figuras de linguagem foi elaborado pela professora em formação, neste jogo, deveriam formar trios de peças corretamente, uma com o nome da figura de linguagem, uma com a definição e uma com um exemplo adequado. Durante as aulas, os alunos desenvolveriam um soneto dentro dos temas propostos, lembranças da infância, romântico ou com opiniões sobre a copa no Brasil, que serão socializados com a turma, como forma de finalizar o trabalho com o ensino médio. Ao final do trabalho, espera-se que seja possível perceber uma melhora gradativa nas produções poéticas de forma fixa; e que se perceba também uma apropriação mais adequada das definições e dos usos das figuras de linguagem.

 


Texto completo: PDF