Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

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Docência Universitária
Jaqueline Trainotti Prim, Rita Buzzi Rausch

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


A docência universitária necessita de análises constantes a respeito de sua configuração e de suas práticas. Esta pesquisa desenvolvida através do programa PIBIC/FURB, tem como objetivo central, compreender o desenvolvimento profissional docente de professores universitários bem sucedidos e com formação em diferentes áreas do conhecimento. O aporte teórico pauta-se principalmente nas ideias centrais de Cunha (2005) e Zabalza (2004) acerca da docência universitária, de Tardif (2002) e Nóvoa (2009) acerca dos saberes docentes e Marcelo Garcia (2014) no que se refere ao desenvolvimento profissional docente. Respeitando-se os princípios da pesquisa qualitativa, a recolha de dados desta pesquisa se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com professores da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Os sujeitos da pesquisa foram professores indicados pelas direções dos centros que integral a instituição como bons professores em sua área de formação. Como a FURB está organizada em sete unidades de ensino, tivemos a oportunidade de entrevistar dezesseis professores sendo dois a três professores de cada centro. Com as respostas das entrevistas, procedemos à análise de conteúdo seguindo as orientações de Bardin (1975). As categorias de análise foram a) trajetória da formação para a docência; b) saberes essenciais à docência universitária; e c) desenvolvimento profissional docente. Na trajetória de formação para a docência, os professores contam que apesar das formações que fizeram para poderem se tornar docentes na universidade só aprenderam a serem bons professores, fazendo e errando no dia-a-dia, e no convívio com os alunos. No que se refere aos saberes que eles julgam ser fundamentais para um bom docente, entre outros, lideram os saberes disciplinares do conteúdo a ser lecionado e os saberes pedagógicos do saber ensinar. Em relação ao desenvolvimento profissional docente, os professores afirmam que consideram a formação continuada importante, mas a grande maioria não participa, alegando que busca diferentes alternativas para se mantiver atualizado. Analisar a percepção de professores, com formação em diferentes áreas do conhecimento acerca dos saberes que envolvem a docência Universitária, no nosso entender, é uma alternativa de aproximar-nos da pluralidade de saberes que envolvem a profissão docente na Educação Superior.

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