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LIVRO DE BRINCADEIRAS: PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rita Buzzi Rausch, Cleide Sopelsa, Rita de Cássia Reinert, Sara Amanda Ronchi

Última alteração: 2014-07-15

Resumo


O projeto didático Brincadeiras foi desenvolvido pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Pedagogia, em parceria com a Escola Básica Municipal Felipe Schmidt. Este subprojeto tem o propósito de alfabetizar na perspectiva do letramento e é fundamentado nos aportes teóricos de Vigotski (1998/1999), Soares (1998), Kleiman (2012), Smolka (1999), entre outros.  O projeto foi realizado com as crianças do 1ºano e o tema foi definido a partir do perfil inicial da turma que apontava a necessidade de mais momentos de interação e brincadeira no grupo. O objetivo principal foi intervir no processo de alfabetização e letramento através da produção de um livro sobre as brincadeiras realizadas durante o primeiro semestre. No decorrer do mesmo, as crianças brincaram de gato e rato, esconde-esconde, galinha choca, pega corrente, cabra cega, entre outras brincadeiras pouco presentes nas escolas de ensino fundamental. Realizadas, na maioria das vezes, no pátio ou no parque a atividade possibilitou às crianças sair da sala de aula e ocupar outros espaços da escola para brincar. As propostas de brincadeiras eram precedidas de combinações e levantamento de conhecimentos das crianças e seguidas de registros escritos através da produção de textos em pequenos grupos, coletivos e individuais. Nestes momentos, as professoras atuavam fazendo intervenções nas hipóteses de escrita das crianças, mediando o processo de elaboração textual e como escribas do grupo, registrando as ideias. A produção textual era seguida de ilustração sobre a experiência. Desse modo, a cada aula uma nova página do livro era confeccionada, conciliando o processo de alfabetização e letramento e tornando a aprendizagem da linguagem escrita um processo mais prazeroso e envolvente.


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