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O SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Michele Scholten Malheiros Machado, Heloísa Helena Darosci, Melita Bona

Última alteração: 2014-07-29

Resumo


O presente resumo apresenta as ações concernentes ao primeiro semestre de 2014, em desenvolvimento no Instituto Federal Catarinense – IFC (Campus Blumenau), pelo subprojeto de Música do Pibid, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. O referido subprojeto, que conta com um total de dezenove bolsistas de iniciação à docência, dois supervisores e um coordenador, aloca para o IFC, especificamente, seis desses bolsistas ID’s e um supervisor. Os demais atuam em outra escola. Adotando as primeiras séries, turmas denominadas 101, 102 e 103 – do Curso de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – as atividades buscam aprofundar conhecimentos sobre pedagogia musical mediante experiências na escola. As práticas objetivam a ampliação do repertório musical tanto dos acadêmicos quanto dos estudantes, a sensibilização da capacidade perceptiva de escuta, o aprofundamento de conceitos da linguagem musical e oportunizam reflexões sobre o significado da função da música na escola e na sociedade. No que se refere ao cronograma de trabalho em andamento, aconteceram durante os meses de março e abril na universidade encontros entre a Coordenação, Supervisão e bolsistas ID’s que subsidiaram a estruturação dos grupos de atuação, o planejamento das atividades, destacando ainda a participação em eventos de formação e as visitas iniciais aos dois estabelecimentos de ensino contemplados pelo subprojeto. Com um olhar para autores contemporâneos no campo do ensino da música como Schafer (1991; 2001), Granja (2010) e Stravinsky (1996), as metodologias empreendidas exploram, em linhas gerais, desde atividades de percepção auditiva a práticas de canto, exercícios de rítmica e leitura musical. Como resultados já obtidos dos alunos pontuam-se, além do aprimoramento paulatino de aspectos específicos trabalhados, a participação ativa frente às práticas efetuadas, o interesse demonstrado em perguntas frequentes e a contribuição por meio de opiniões expostas. Entende-se que, via Pibid, todos os sujeitos envolvidos no processo – sobretudo os bolsistas ID’s e os jovens estudantes que escolheram o Ensino Profissionalizante Integrado – têm a oportunidade de usufruir desta experiência para vivificar e ampliar seus conhecimentos, não só na área de Música, mas também na sua formação humana geral. Para o IFC, que está na fase inicial de sua parceria com o programa, ao abrir as portas do educandário para que outros profissionais possam realizar atividades pedagógicas também possibilita sua própria integração com outras instituições de ensino.

 


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