Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
OBSERVANDO O DIÁLOGO DA PRÁTICA COM A TEORIA DURANTE O ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA
Patricia Macedo, Debora Cristofolini

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O presente resumo é proveniente das observações e das aplicações realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa III, do curso de Letras, da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Foram desenvolvidas na Escola de Ensino Médio Wigand Gelhardt nas aulas de Língua Inglesa, nas turmas dos 1º anos (Ensino Médio). Primeiramente as estagiárias observaram 10 aulas de inglês e 2 de outras disciplinas. Logo, foi feita uma análise das turmas e optamos pelos 1º anos 02 e 03. Em seguida, iniciamos às aplicações de 4 aulas para cada estagiário, com base no método Communicative Approach (abordagem comunicativa). "Aquisição requer interação significativa na língua-alvo - comunicação natural - em que os falantes não estão preocupados com a forma de suas declarações, mas com as mensagens que estão transmitindo e compreensão" (Stephen Krashen), a meta é ensinar um idioma Estrangeiro (Inglês) aos educandos de maneira significativa e contextualizada.  Nos eixos norteadores a proposta curricular apresenta-se como “processo de aprendizagem que desenvolve no aluno estratégias importante para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado”. E também “o domínio de uma LE se constitui em mais uma possibilidade de ampliação do universo cultural do aluno, possibilitando-lhe o acesso e a apropriação de conhecimentos de outras culturas”. Montamos uma Sequência Didática a partir do gênero “Contos de terror”. Iniciamos as aplicações partindo de um vídeo: "Suckablood" sobre um conto de terror, em Inglês, com intuito de inspirar a construção de histórias em quadrinhos no gênero (terror). Serão apresentados, neste trabalho, dados colhidos nas aplicações do estágio.

 


Texto completo: PDF