Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
CONTOS DE FADAS: PIBID E MARATONA LITERÁRIA PRODUZINDO RECONTO
Ana Carolina Nazaro, Janayna Aparecida de Campos, Maristela Pereira Fritzen

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


Ampliar a competência comunicativa dos alunos, especialmente na escrita, é um grande desafio. Trabalhar com projetos requer planejamento e predisposição para novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Nessas perspectivas o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – do Subprojeto de Letras-Português da Universidade Regional de Blumenau – FURB, desenvolveu na Escola de Educação Básica Anita Garbaldi, Blumenau-SC, um trabalho de Releitura dos Contos de Fadas com o propósito de inserir o acadêmico na vivência escolar. Esse projeto foi elaborado paralelamente à Maratona Literária, uma prática já realizada na escola, que contempla a formação de leitores, a interação social, o conhecimento, reconhecimento e a produção de gêneros textuais. A equipe do Subprojeto de Letras, a qual teve como objetivos (i) levantar um diagnóstico detalhado da escrita de alunos do Ensino Fundamental II, (ii) analisar a produção a partir de fundamentação teórica consistente em conjunto com o supervisor e (iii) desenvolver estratégias para que os alunos da educação básica ampliem sua competência comunicativa, escolheu o gênero Reconto para ser trabalhado na Maratona Literária, unindo, assim, os dois projetos na escola. Depois de participar de uma formação com embasamento teórico das regras de Stein-Glenn reformuladas por Scliar-Cabral (1991), a equipe elaborou um diagnóstico da escrita dos alunos por meio de narrativas, para que, então, o planejamento e a sequência didática fossem preparados, com intuito de sanar as dificuldades constatadas no texto diagnosticado. Elaborada para as turmas da 8ª série do Ensino Fundamental, a sequência didática teve como eixo o gênero Reconto, abordando sua exploração, a ampliação da linguagem visual, a estimulação da criatividade, bem como as especificidades das competências de escrita. O resultado foi uma produção de um reconto dos contos de fadas originais dos Irmãos Grimm em equipe, na qual foram contemplados os elementos textuais trabalhados em sala de aula com êxito, como análise linguística, clímax, paragrafação, construção de personagens entre outros.

 


Texto completo: PDF