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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM FORMA DE CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE
Mariana Vicentini, Jéssica Reinert dos Santos

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O presente trabalho relata e analisa a observação e aplicação das aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio realizada na Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque da rede estadual de ensino. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a prática de ensino utilizada pelos professores no que concerne ao ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, bem como o seu papel na formação dos alunos. Após o contato com a direção das escolas e da apresentação dos documentos que legalizam o estágio, iniciaram-se as observações e aplicações nas aulas dos anos Iniciais do Ensino Médio. Foram observadas doze aulas na escola Francisco de Araújo Brusque, sendo dez de Língua Portuguesa e duas de diferentes disciplinas, Química e Matemática, respectivamente. Além disso, foram aplicadas oito aulas de Língua Portuguesa nas quais foi trabalhado o gênero dissertação e carta dissertativa. Para elaboração do aporte teórico, foram utilizados como base para o estudo e desenvolvimento do Relatório Analítico o Projeto Político-Pedagógico das escolas, assim como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e teóricos estudados durante o decorrer do curso de Letras da Furb, como Antunes (2003), Bagno (2012), Dolz e Schneuwly (2011), Geraldi (2011), Neves (2010), entre outros autores que refletem sobre as diferentes formas de ensino de Língua Portuguesa nas escolas. A partir de tais aportes e teorias deu-se início a análise das observações e aplicações, considerando a estrutura da escola campo de Estágio, bem como o ensino de Língua Portuguesa na unidade escolar. O Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa desenvolvido na 7ª fase do curso de Letras contribuiu para as acadêmicas terem uma noção do que é a realidade escolar e estar em contato com esta em nossa região, além de permitir uma reflexão d e como se dá o trabalho do professor, diante dos desafios e barreiras que lhe são apresentadas diariamente.

 


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