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PRÁTICAS MUSICAIS NA ESCOLA: O QUE OS EDUCANDOS PODEM DIZER?
Leonardo Junior Pavanello, Marcia Regina Selpa de Andrade

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


Leonardo Pavanello Junior– FURB (PPGE)

Dra. Marcia Regina Selpa de Andrade– FURB (PPGE)

Os recentes estudos a respeito da música na escola salientam um novo olhar para essa modalidade de ensino, alguns autores como Penna (2008), Granja (2010), Hentschke e Del Bem (2003), Loureiro (2010), Mársico (1982), revelam as contribuições do ensino de música na educação, no desenvolvimento e desempenho do educando na escola. Esta pesquisa em processo inicial visa responder as seguintes questões: o que os estudantes têm a dizer sobre a música na escola? As práticas musicais podem interferir no desempenho escolar do educando? A música pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do ser? Essas questões, portanto, servem de guia para a investigação desta pesquisa. Portanto o objetivo da pesquisa é compreender as possíveis contribuições do ensino da música, em diferentes aspectos, no desenvolvimento do educando e no seu contexto escolar. Percebe-se que atualmente um dos grandes debates na educação é o ensino da música nas escolas, considerando sua recente obrigatoriedade nos currículos da Educação Básica, conforme a instituição da Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Observa-se que, no contexto escolar brasileiro, o ensino da música ainda não é uma realidade presente nos currículos escolares. Embora estas práticas de ensino de violão e canto coral não estejam dentro dos parâmetros da lei citada anteriormente, há estudos de que a música contribui no desenvolvimento do educando.  Assim, o tema central da pesquisa ora proposta é a contribuição da música no desenvolvimento dos alunos, levando em consideração os dizeres dos educandos. Esta pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que visa instigar os entrevistados, estudantes que participam das práticas musicais de uma escola da rede municipal de ensino de Presidente Getúlio, a pensarem sobre o que a música intervém no seu desenvolvimento e desempenho escolar. Pretende-se analisar os relatos das entrevistas à luz dos fundamentos teóricos do campo da educação e música. O olhar dos alunos sobre o ensino da música poderá trazer subsídios significativos assinalando como a música pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e nas relações interpessoal das crianças. Consideramos que a música pode exercer papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, consolidando a distância existente entre teoria e prática, facilitando a construção do conhecimento, buscando uma relação muito mais próxima entre educando e educador.

 


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