Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
Magali Pereira De melo, Kamile Geisi Ribas

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


O presente trabalho compõe a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa III do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau – FURB, disciplina que tem como principal objetivo a introdução dos acadêmicos às salas de aula. O período de estágio proporciona o contato direto com a prática docente aos estudantes de Licenciatura, que se tornarão professores, tendo assim a oportunidade de estarem à frente de uma classe e sentir, na prática, o papel do educador. No primeiro momento, as estagiárias observaram 10 aulas da disciplina de Língua Portuguesa e duas de outras disciplinas, todas elas ministradas para o Ensino Médio. Depois das aulas observadas, cada estagiária aplicou 04 aulas para duas turmas. Para a aplicação destas aulas foi necessário elaborar uma sequência didática e, os dados colhidos nesta experiência serão apresentados no presente trabalho. A sequência que fora produzida pelas acadêmicas visou trabalhar de forma dinâmica e comunicativa o período literário Trovadorismo, buscando destacar suas características, principais escritores, obras literárias e também o contexto histórico. A partir de Power Points, jogos e atividades de pesquisas em laboratórios, os estudantes adquiriram conhecimento para a produção final da sequência que era a composição de uma cantiga Lírica ou Satírica. Neste trabalho, os alunos incorporaram o eu lírico e produziram cantigas de amor, amigo e escárnio, inspirando-se em situações da atualidade, mas mantendo a estrutura poética utilizada durante o período trovador. Teve-se o cuidado de aplicar uma sequência que fosse de encontro com o que a professora de Língua Portuguesa das turmas solicitou para não ferir o seu planejamento, e também se pôde notar que a metodologia que a professora usa em sala de aula foi de encontro com o que propomos na sequência didática aplicada pelas estagiárias de Letras. Ao término da aplicação, foi possível perceber que os alunos alcançaram os objetivos propostos, pois absorveram bem as informações do Trovadorismo e, conseguiram produzir cantigas respeitando os traços trovadores.

 

 


Texto completo: PDF