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OS ESPORTES RADICAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA
Bruno Wilwert Tomio, Giovanni Dalcastagné

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


O PIBID/FURB tem oportunizado aos acadêmicos de licenciatura em Educação Física o contato com a realidade escolar, oferecendo espaço para novas experiências e desenvolvendo uma prática reflexiva, comprometida e fundamentada para aplicar a teoria à prática, em busca de ações inovadoras. Vivenciamos uma experiência utilizando os Esportes Radicais como conteúdo nas aulas de Educação Física na E.B.M. Fernando Ostermann – Blumenau/SC, no segundo semestre de 2013, com alunos da turma do 3º ano do período vespertino. Na atualidade, os Esportes Radicais se apresentam como possibilidades inovadoras e de reflexão na área da Educação Física, sendo praticado por pessoas das mais variadas idades e diferentes gêneros. A proposta de inserção dos Esportes Radicais no contexto escolar originou-se de atividades desenvolvidas na disciplina de “Esportes Radicais e da Natureza” do curso de Educação Física da FURB, posteriormente sendo aplicados no PIBID/FURB. Na escola, construímos o tema a partir do interesse e prévio conhecimento dos alunos, pautados nas concepções abertas (HILDEBRANDT, 1986) e outras abordagens pedagógicas estudadas (GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFSM/UFPE, 1992; KUNZ, 2006; FREIRE, 2011). Aproveitamos a motivação das crianças para inserir os Esportes Radicais como conteúdo escolar e explorar suas dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais (ZABALLA, 1998), promovendo uma ruptura dos conteúdos tradicionalmente abordados nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo proposto utilizou como referência a inserção de práticas alternativas, mais especificamente os Esportes Radicais, como conteúdo pedagógico, (re)conhecendo as diferentes modalidades, suas características e desenvolvendo valores de auto realização, liberdade, beleza e socialização. Além disso, buscamos possibilidades de interdisciplinaridade, ampliando os conhecimentos com os conteúdos de educação ambiental. Construímos o conhecimento sobre o tema por meio da interação aluno-professor, elaborando as aulas com o foco nas experiências e interesses dos educandos, possibilitando assim a autonomia no processo de aprendizagem. Os alunos vivenciaram as modalidades de skate, trekking, corrida de aventura adaptada e bicicleta. A partir dessa experiência, foi possível perceber a importância de rever e renovar os conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, foi evidente o processo de socialização entre os alunos, maior vivência motora, compreensão e respeito às regras para usufruir de uma prática segura, sendo esses aspectos contemplados de forma eficiente e lúdica por meio dos Esportes Radicais.

 

 


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