Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O APRENDIZADO DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS
Cristiane Seuck Anziliero, Katyara Wittich

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade a apresentação do Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa III. Este estágio proporciona a articulação entre a teoria e a prática na área de Língua Inglesa para o Ensino Médio. O campo de estágio foi a Escola de Educação Básica Professor João Widemann, localizada na cidade de Blumenau e compreendeu o período de 13 de março a 20 de maio de 2014. Após o período de observações das aulas as estagiárias escolheram uma turma de 2° ano para a aplicação de oito aulas que foram planejadas de acordo com as orientações da professora da turma seguindo o conteúdo programático da disciplina. O planejamento das aulas compreendeu dois projetos que contemplaram dois conteúdos distintos. As aulas ocorreram de maneira dialogada, expositiva; foram utilizados recursos como multimídia para apresentação de trechos de músicas e filme. A experiência foi bastante positiva, pois tanto a professora da turma, quanto os alunos foram muito receptivos. A professora acompanhou a elaboração dos projetos auxiliando no que foi necessário, e os alunos participaram de forma significativa demonstrando bastante interesse. Os recursos de áudio e vídeo, e mídia digital foram utilizados a fim de se desenvolver as habilidades de listening e reading, os materiais impressos elaborados pelas estagiárias foram utilizados a fim de se desenvolver as habilidades de reading e writing, e também foram utilizadas abordagens comunicativas com a finalidade de se desenvolver a habilidade de speaking. Ao final deste período constatou-se que quando há um reconhecimento prévio sobre o perfil dos alunos de uma determinada turma é possível se desenvolver uma proposta didática que desperte o interesse dos alunos e que os faça se sentirem motivados a participarem e produzirem, melhorando seu desempenho nas aulas de Língua Inglesa. Também foi possível perceber que os resultados obtidos englobam o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

 


Texto completo: PDF