Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID FURB NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS
Patrícia Neto Fontes, Ana Cláudia Oliveira Hopf

Última alteração: 2014-07-14

Resumo


O PIBID enquanto programa que complementa a formação inicial, tem contribuído para a constituição profissional dos acadêmicos bolsistas através do constante exercício de reflexão, o que favorece uma prática transformadora no campo da Educação Física Escolar. Este exercício tem sido efetivo no planejamento, execução, observação e reflexão das aulas que são ministradas duas vezes por semana em quatro escolas pelos grupos de bolsistas (acadêmicos e supervisor) que atuam juntos em todos estes momentos. Além dos dois encontros na escola, a reunião de todo o grupo com os 25 bolsistas do subprojeto, realizada semanalmente, permite dar continuidade a este exercício com a exposição dos problemas encontrados nas diferentes realidades escolares, e a discussão para tentar contorná-los. A partir da metodologia que o projeto da Educação Física tem se desenvolvido, podemos relatar alguns resultados obtidos para a formação dos bolsistas: 1) Maior fundamentação teórica e postura crítica a cerca da educação física escolar, educação e formação de professores; 2) Desenvolvimento de uma prática reflexiva a partir da articulação entre teoria e prática, superando a formação técnico-instrumental, entendendo que não existem receitas prontas para a formação do professor; 3) Compreensão da necessidade de superação do tecnicismo e práticas reprodutivistas na educação física escolar; 4) Planejamento e execução de aulas com conteúdos de diversas práticas corporais, a partir do contexto escolar em que estão inseridos, com foco nos alunos superando o conteudismo; 5) Conscientização que os problemas na aprendizagem estão diretamente ligados à ação dos professores; 6) Compreensão do papel do professor como mediador do conhecimento, possibilitando aos alunos a capacidade de reflexão; 7) Maior autonomia para a produção de trabalhos científicos e capacidade investigativa, a partir da prática pedagógica vivenciada. A partir dos resultados obtidos podemos afirmar que o impacto do PIBID na formação de professores de Educação Física tem sido muito positivo, pois proporciona efetivamente condições para que as ações previstas no projeto sejam realizadas.

 


Texto completo: PDF