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AS BRINCADEIRAS POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA.
Ketrin Kraemer, Gabriela Siquela Trevisani, Luiz Fernando Lana

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


A partir da vivência com a realidade escolar, proporcionada pelo PIBID/FURB, nós bolsistas do subprojeto de Educação Física, buscamos ações inovadoras, fundamentadas em diversas metodologias de ensino, unindo à teoria a prática em busca de uma ação pedagógica reflexiva e comprometida. Atualmente abordamos as Brincadeiras Populares como conteúdo nas aulas de Educação Física da EBM Fernando Ostermann – Blumenau/SC, com a turma do 2º ano no período vespertino. Inserimos o tema Brincadeiras Populares pautados nas concepções abertas e outras abordagens pedagógicas como a crítico-superadora. Surgiu então a possibilidade de vivenciar o conteúdo, com o objetivo de resgatar as brincadeiras da cultura popular, que dificilmente estão presentes no cotidiano das crianças de hoje, pois na maioria das vezes são influenciadas pela tecnologia e o pelo contexto político social ao qual estão inseridas. Abordamos o tema, verificando o conhecimento prévio dos alunos e construindo-o a partir da relação professor e aluno, proporcionando autonomia no ensino e aprendizagem do educando. Vivenciamos até o momento as Brincadeiras Populares com bola e em roda. Pretendemos para as próximas aulas, oportunizar a vivência das brincadeiras cantadas e com a utilização de outros materiais que serão construídos a partir de uma oficina de brinquedos populares. Nota-se por meio do processo ação-reflexão-nova ação do grupo que as crianças assimilaram   o conceito de Brincadeiras Populares, compreendendo suas origens e princípios, através da conversação abordada em rodas de conversas, contempladas com as práticas corporais. Percebe-se o aumento da socialização entre os alunos e desenvolvimento cognitivo, além do envolvimento dos alunos com deficiências, independentemente de seus graus de deficiência.

 


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