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PIBID LETRAS – PORTUGUÊS: UMA EXPERIÊNCIA DE MULTILETRAMENTO INTERDISCIPLINAR
Aline Fernanda Guse, Andressa Regiane Gesser, Larissa Patricia Theiss

Última alteração: 2014-07-07

Resumo


Este resumo apresenta o relato de uma experiência envolvendo os multiletramentos que foi desenvolvida pelo subprojeto Letras-Português. O subprojeto teve início em agosto de 2012, em uma escola municipal de Blumenau, SC, e abrangeu três turmas do ensino fundamental (8ª séries). O subprojeto teve por objetivos: (1) realizar um diagnóstico detalhado da escrita de alunos do Ensino Fundamental II, (2) analisar essa produção a partir de fundamentação teórica consistente para, juntamente com o professor supervisor, (3) desenvolver estratégias a fim de que os alunos ampliassem sua competência comunicativa.  Tendo em vista os objetivos do subprojeto, foi aplicada uma proposta de produção textual, com base numa sequência de imagens, para que os alunos escrevessem uma narrativa. A análise das produções dos alunos teve como referencial teórico de base as regras do modelo de Stein & Glenn (1979), reformulado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral (1984). Por meio de um diagnóstico da escrita dos alunos foram constatadas dificuldades como a falta de elementos de coesão no texto, erros ortográficos e a dificuldade da elaboração do esquema narrativo. Para que os alunos ampliassem sua competência comunicativa na escrita, o subprojeto Letras-Português, em parceria com o Subprojeto de Ciências, em desenvolvimento na mesma escola, planejaram uma intervenção por meio de um projeto interdisciplinar, que previu a produção de curtas-metragens envolvendo o tema Sustentabilidade Socioambiental. Durante o processo foram trabalhados gêneros textuais que envolvem a produção de curtas-metragens iniciando com a storyline, passando pela sinopse, pelo conto e, por fim, o roteiro que serviu de base para as gravações. Como resultados, notou-se a ampliação da competência comunicativa dos alunos, além do aperfeiçoamento do uso do esquema narrativo e do uso de articuladores e conectores nos textos produzidos. No encerramento do projeto, constatou-se a importância de se trabalhar interdisciplinarmente na escola a fim promover o aprimoramento da escrita dos alunos em diversos gêneros textuais, especialmente os que envolvem a multimodalidade e as tecnologias de informação. Além disso, concluiu-se que a iniciação à docência possibilitou aos bolsistas uma ampla reflexão sobre a relação teoria e prática.


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