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APRENDER CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL EM BLUMENAU (SC)
Graciele Alice Carvalho Adriano

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


Nossa intenção de investigação emerge a partir da necessidade de aprofundar a respeito das aprendizagens dos saberes científicos pelas crianças e como acontecem às relações entre pensamento e linguagem, tendo-se como cenário um Clube de Ciências como espaço não formal de educação científica na escola. O foco investigativo está no acompanhamento e compreensão das interações sociais de produção possíveis e que se constituem entre o professor, o conhecimento e suas crianças, a partir de um processo histórico de implantação e desenvolvimento de um Clube de Ciências na escola. Além disto, pretendemos aprofundar reflexões sobre aspectos que julgamos fundamentais quando tratamos de processos de ensinar e de aprender, como a mediação do professor, a aprendizagem do conhecimento científico pela criança, o papel dos saberes científicos como linguagem, entre outros aspectos. Estas reflexões acontecerão a partir da base teórico conceitual da escola histórico cultural, proposta pelo bielorusso Lev S. Vygotsky. Estabelecemos como objetivo geral, analisar o processo de construção do conhecimento científico por crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, a partir do desenvolvimento de um Clube de Ciências. Propõe-se também, apreender indicadores de aprendizagens e desenvolvimento, a partir das atividades no Clube de Ciências, considerando-se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e refletir, juntamente com a professora de classe, o processo de ensinar e aprender ciências na escola. A pesquisa será efetivada em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau participante do projeto de Escola Pública Integral - EPI. Como integrantes diretos de nossa pesquisa teremos 36 crianças de oito anos, matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental e a professora responsável pela disciplina de Iniciação Científica. A partir desta disciplina, pretendemos organizar e implantar o Clube de Ciências nesta escola. A abordagem de cunho qualitativo será baseada na análise teórico reflexiva, denominada pesquisa-ação, com caráter investigativo e reflexivo. A investigação contará com a participação direta da professora responsável, caracterizando-se, neste processo, os movimentos de pesquisa na ação: planejamento - ação - reflexão - planejamento - ação. Nossa investigação parte de um desafio: o de apresentar e desenvolver uma proposta educativa que denominamos de Clube de Ciências para, a partir deste cenário, apreendermos e compreendermos, por intermédio da mediação reflexiva docente e a participação ativa das crianças o complexo movimento de aprender ciências na escola.


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