Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
GINCANA DA SUSTENTABILIDADE O ENSINO MÉDIO INOVADOR REPENSA SUAS ATITUDES
Rose Cristiane Romualdo, Joice Vânia K. Beninca, Romi Lizete Klann Tenfen

Última alteração: 2014-07-14

Resumo


A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos na sociedade atual,percebemos a necessidade urgente nas mudanças de atitude para conter o caos que tem  se instalando no meio ambiente. Entretanto a educação é a base que nos permite transformar esta visão atual que está provocando tantas catástrofes em nosso planeta,sabemos  que o caminho para a busca do equilíbrio é a conscientização da comunidade escolar e que eles se tornem multiplicadores dessa ideia e agentes de mudança. A Escola de Educação Básica Luiz Delfino, localizada em Blumenau, promove um trabalho interdisciplinar através de projetos semestrais no Ensino Médio Inovador,onde seu corpo docente optou pelo tema sustentabilidade no primeiro semestre de 2013,com  a finalidade de motivar os estudantes  realizando uma Gincana, com o intuito de buscar uma melhor interação com a escola, trabalhar os temas já discutidos e novos temas dentro da temática ambiental. Nossa  proposta foi  de  conscientizar a comunidade escolar sobre a relação homem e  meio ambiente; discutir ações sobre  Sustentabilidade, motivá-los a  repensar suas atitudes ambientais e também as de consumo, estimular o trabalho em grupo (despertar o espírito de equipe/liderança/união, a importância de estabelecer/fortalecer relações, incentivar a solidariedade, cuidados com o meio ambiente), a discussão e elaboração de estratégias (estabelecer metas e objetivos para o trabalho em grupo na gincana dessa forma  valorizando o protagonismo juvenil). Uma das provas realizadas nas disciplinas Biologia,Artes e Língua Portuguesa foi a arrecadação de materiais recicláveis,roupas usadas e alimentos não perecíveis (recicláveis ficaram para a escola demais itens doado para instituição de caridade),   refletindo hábitos de consumo, cidadania.Em conjunto com a disciplina de Artes trabalhamos o documentário Lixo Extraordinário de Vik Muniz, onde os alunos  em  uma das provas fizeram a  reprodução do trabalho deste artísta,produzimos ainda relatório e texto sobre o tema. Outras disciplinas  foram se envolvendo e  elaboraram uma atividade ou prova que acontecia em um determinado momento e valendo pontos. A sala com maior número de pontos acumulados ao longo da gincana teve como premiação surpresa uma tarde no cinema,onde puderam escolher um filme para assitir.Percebemos uma significativa mudança nos educandos quanto ao repensar suas escolhas, o descarte de resíduos em local adequado e reutilização  ao  máximo,um grande envolvimento e espírito de equipe se instalou inclusive com suas famílias comparecendo a escola para contribuir com a atividade.

 


Texto completo: PDF