Portal de Conferências da FURB, IV Semana da Pós-Graduação em Química e XXIV Semana Acadêmica do Curso de Química da FURB

Tamanho da fonte: 
Estudo da Composição Química e Avaliação da Inibição Enzimática dos Óleos Essenciais de Vernonanthuratweediana (Baker) H. Rob.
Sarah Castro dos Santos, Larissa Giacomuzzi, Ricardo Andrade Rebelo

Última alteração: 2019-08-19

Resumo


As plantas ao longo do seu processo evolutivo conseguem, a partir do seu metabolismo, produzir moléculas capazes de atender às diversas necessidades, como por exemplo, a de atrair polinizadores ou de defender-se contra herbívoros. Essas mesmas moléculas além servir a planta que as produzem, ao serem testadas, em muitos casos, apresentam atividades biológicas como antibacteriana, antifúngica e até mesmo anticâncer. Podendo, portanto, auxiliar no tratamento de doenças humanas graves como a diabetes mellitus e o Alzheimer e outras doenças degenerativas. Os óleos essenciais por serem uma mistura as vezes muito complexa, sabidamente possuem larga aplicação terapêutica (caso não sejam citotóxicos). E em aditivo a vantagem de poderem ser utilizados sem a necessidade de fracionamentos e purificações que oneram os processos industriais. A família Asteraceae vêm se destacando na literatura em função da grande diversidade de metabólitos que é capaz de produzir. Metabólitos que em sua grande maioria revelaram importantes atividades biológicas ou estruturas úteis a semí-síntese de compostos bioativos ou auxiliares. Um dos gêneros de maior interesse ao nosso grupo é o Vernonanthura, dado o grande número de publicações relacionados a descoberta de novos constituintes e de suas propriedades biológicas. Dessa forma o objetivo deste projeto é o estudo químicobiológico dos OEs de Asteraceae Vernonanthura tweediana (Baker). Para tanto, indivíduos da espécie serão coletados na região do Vale do Itajaí. Os OEs serão obtidos pela técnica de hidrodestilação e caracterizados mediante as técnicas cromatográficas e hifenadas de cromatografia gasosa acoplada ao detector de ionização de chamas (CG-FID) e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Possíveis constituintes de interesse químico-biológicos ou inéditos e em concentrações iguais ou superiores a 20% também poderão ser isolados via cristalização ou cromatografia em coluna. Os produtos naturais (PNs) serão, por fim, submetidos aos testes de inibição enzimática frente a alfa-Glicosidase e acetilcolinesterase, dois alvos de interesse terapêutico relacionados a diabetes millitus e Alzheimer, respectivamente. Se os óleos estudados possuírem atividade expressiva frente a pelo menos um dos alvos citados, este trabalho possivelmente se ampliará dando continuidade aos experimentos com os voláteis da espécie e frações.