Portal de Conferências da FURB, III Semana da Pós-graduação em Química e XXIII Semana Acadêmica do curso de Química da FURB

Tamanho da fonte: 
Análise de especiação de Telúrio em águas naturais por DGT-CVG-ICP OES.
Mayara Padovan dos Santos, Éder José dos Santos, Amanda Beatriz Hermann, Marco Tadeu Grassi

Última alteração: 2018-08-28

Resumo


O Telúrio (Te) é atualmente aplicado como componente chave no desenvolvimento de novas tecnologias, o uso e extração imoderados deste elemento pode ocasionar mudanças significativas na sua distribuição, por esta razão, o Te é atualmente classificado como elemento tecnologicamente crítico (TCE, do inglês technology-critical elements). A técnica de difusão em filmes finos por gradiente de concentração (DGT), é largamente empregada para amostragem in situ, possibilitando estudos de especiação para elementos a níveis de concentração traço. No presente estudo o dispositivo DGT original foi modificado, a fim de se utilizar um material mais barato e de fonte natural: o argilomineral montmorilonita. O Te apresenta-se nas formas Te(IV) e Te(VI), sendo que o Te(IV) forma o correspondente hidreto (TeH2), podendo ser determinado pela geração química de vapor acoplada a espectrometria de emissão ótica em plasma (CVG-ICP OES), conferindo maior sensibilidade e seletividade analítica.

O objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de análise de especiação de Te em águas naturais, utilizando o dispositivo DGT modificado e determinação instrumental por CVG-ICP OES, a fim de se investigar a ocorrência das espécies de Te neste compartimento ambiental, bem como consequentes interações químicas e/ou físicas com demais espécies encontradas nestes ambientes. A metodologia instrumental desenvolvida apresenta LOD de 0,09 µg L-1 e LOQ de 0,3 µg L-1. A fase ligante apresentou capacidade de retenção em concentrações a nível de LOQ, sem a interferência de parâmetros naturais, como força iônica e pH, sendo satisfatório para a retenção quantitativa somente 18 horas de exposição.