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A profissionalização do docente de língua inglesa para o trabalho com a infância na escola
Andréa Crisitina Gomes Monteiro, Marcia Regina Selpa Heinzle

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


Tornar-se professor é um processo que se constitui ao longo da vida, pode iniciar na infância, passando pela formação inicial e continuada e se consolidando na atuação profissional. Partindo desse pressuposto, questiona-se como se constitui a profissionalização do docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância, se considerando que as propostas curriculares de formação de professores nem sempre trazem como objeto de estudo a infância. Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da FURB, na linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Este estudo objetivou compreender a constituição da profissionalização do docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância. Portanto, estabeleceram-se três objetivos específicos: caracterizar o perfil dos professores de Língua Inglesa de uma Rede Municipal de Ensino ao norte de Santa Catarina que lecionam para a infância; analisar os constituintes da profissionalização do docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância; elucidar os principais desafios da profissionalização do docente a partir de trajetórias de professores de Língua Inglesa para a infância. Foram elencados três instrumentos de geração de dados: formulário; memorial; e entrevista. Participaram da pesquisa sete professores de inglês concursados que atuam nos anos iniciais em uma Rede Municipal de Ensino ao norte de Santa Catarina. Ressalta-se que esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e (auto)biográfica. Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os pressupostos teóricos utilizados na compreensão dos conceitos de saberes docentes, identidade e formação de professores são provenientes de Garcia (1999, 2009), Tardif (2000, 2012) e Imbernón (2009, 2011). A partir dos formulários, elaborou-se um perfil do profissional pesquisado, de forma a entender aspectos da formação desses profissionais e campo de atuação. Através da análise dos memoriais e entrevistas, compreende-se que os docentes são influenciados por constituintes sociais como família e amigos, mestres, professores mais experientes e gestores, que operam tanto nas suas escolhas quanto à profissão como no fazer docente com as crianças. Em relação à atuação docente com crianças, os professores destacam: a busca por saberes pedagógicos; consolidação dos saberes docentes a partir da prática e perspectiva dos alunos; importância da formação inicial e continuada; e falta de valorização do trabalho docente. Como considerações entende-se que a profissionalização do docente se dá através de diversos atores sociais, mas principalmente se consolida na atividade docente. Com este estudo espera-se contribuir para o entendimento dos processos que profissionalizam o professor, especialmente para o desenvolvimento de formações continuadas voltadas para a infância. Sugere-se, que os cursos de licenciatura possam promover reflexões curriculares relacionadas à profissionalização do docente para atuar com a infância e desenvolvam pesquisas sobre o professor formador.


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