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Sentidos sobre práticas de letramentos com literatura: trajetórias de licenciandos de Letras
Jacqueline Leire Roepke, Adriana Fischer

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


A presente pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ): Linguagens e Letramentos na Educação, da linha de pesquisa “Linguagens, Arte e Educação”, do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Trata-se de uma pesquisa em andamento (2016 – 2018) que busca se aproximar das práticas que envolvem leitura e escrita atreladas à literatura na trajetória de acadêmicos do curso de Letras. Olha-se para essas práticas considerando características pessoais e sociais, já que os letramentos compreendem atividades que envolvem escrita, leitura e práticas discursivas que vão além do contexto educacional. Esta pesquisa considera relevante compreender se os eventos de letramento que acontecem antes do ingresso na universidade contribuem para as escolhas desses docentes em formação em sua prática e no entendimento da literatura na constituição desse profissional. Parte-se da premissa de que as práticas de letramento são perpassadas por questões históricas e sociais, processadas por meio da linguagem (STREET, 2003). Além disso, pauta-se no modelo ideológico de letramento proposto pelo referido autor, o qual entende que as práticas de letramento são constituídas de aspectos da cultura, e até mesmo das estruturas de poder em uma sociedade, portanto, letramentos não consistem em habilidades técnicas e neutras. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral compreender relações entre trajetórias anteriores e atuais de letramentos em literatura na voz de acadêmicos de um curso de Letras, e como objetivos específicos: 1) conhecer práticas de letramentos com literatura que os licenciandos empreendiam em trajetórias anteriores ao ingresso no curso; 2) identificar práticas de letramentos com literatura que os acadêmicos realizam no e a partir de tal curso de graduação; 3) analisar percepções de acadêmicos acerca de práticas de letramento com literatura como suporte à atuação docente. Esta pesquisa é qualitativa e de cunho etnográfico (FRITZEN, 2012), cujos instrumentos metodológicos estão compostos por: observação participante, questionário, entrevistas semiestruturadas, relatórios de estágio e bancas de apresentação dos estágios. A observação se deu na sexta fase do curso de Letras (2016.2) de uma Universidade do Vale do Itajaí, ao longo da disciplina de Literatura Brasileira. A turma era composta por 17 estudantes, dos quais 13 responderam o questionário. Desses, três estudantes foram selecionados para a entrevista, tendo como critérios de inclusão aqueles que realizaram estágios atrelados à literatura naquele semestre, bem como, que tivessem significativo envolvimento com literatura. Os resultados preliminares apontam que os acadêmicos que tiveram mais acesso aos eventos de letramento na infância desenvolvem mais práticas com literatura nos dias atuais. Além disso, os dados sinalizam que depois de ingressarem na universidade, os sujeitos construíram novos sentidos para a literatura, e têm estabelecido uma nova relação com suas escolhas de leituras literárias na vida pessoal.

Palavras-chave: Letramentos acadêmicos; Práticas docentes com literatura; Trajetória letramento professor.

 

 


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