Portal de Conferências da FURB, 2° Fórum Integrado da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
CULTURA ORGANIZACIONAL COMO DETERMINANTE DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: ANÁLISE EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE
Ligia Oechsler Brandt

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


O conceito de cultura organizacional integra valores, crenças e pressupostos básicos inconscientes que são compartilhados por membros de uma organização e expressos por meio de normas, que podem ser observadas em rituais, palavras e ações (SCHEIN, 1984). Uma cultura organizacional que facilite o desenvolvimento de inovações torna-se fator estratégico para que a empresa alcance seus objetivos (JAMROG; OVERHOLT, 2004). A inovação em serviços é o resultado de novas combinações de serviços existentes, pessoas, tecnologias, e abordagens para satisfazer os atuais e potenciais clientes. O objetivo é aprimorar os serviços existentes, criar valor para o mercado, ou criar novos sistemas para prestação/entrega do serviço. (CHEN, et al., 2016). As empresas de serviços incluem tanto organizações que se utilizam de conhecimento intensivo, Knowledge Intensive Business Services - KIBS, como também aquelas que trabalham de forma roteirizada (limpeza, segurança, etc.) (MILES, 2008). A análise do papel do KIBS nos processos de inovação enfoca as formas como o conhecimento é produzido e usado na economia. (DEN HERTOG, 2000). Assim, os serviços empresariais intensivos em conhecimento tornam-se um dos atributos da economia do conhecimento. (HU; LIN; CHANG, 2013). Empresas que prestam serviços de publicidade, segmento listado no KIBS como intensivo em conhecimento, tem sua essência na criatividade, competências e talento individual, com potencial para a criação de trabalho e riqueza por meio da geração de propriedade intelectual (DCMS, 2005). Neste contexto, este estudo busca desenvolver uma compreensão acerca dos tipos de cultura organizacional que influenciam a inovação em serviços e no desempenho organizacional, com o objetivo de avaliar quais os tipos de culturas organizacionais afetam a inovação e o desempenho organizacional em agências de publicidade. Na literatura, existem diferentes modelos que buscam identificar tipos de culturas organizacionais (IGO; SKITMORE, 2006), neste estudo optou-se pelo diagnóstico do modelo OCAI - Organizational Culture Assessment Instrument de Cameron e Quinn (2005) que define quatro tipos de culturas: hierarquia, clã, mercado e adhocracia. Optou-se por um estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa, e de método survey, realizado com agências de publicidade associadas à ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade, situadas em todo o Brasil. Os resultados prévios mostram a cultura da Adhocracia como predominante nas agências de publicidade, caracterizando um local de trabalho dinâmico, empreendedor e criativo, que influencia na dinâmica da inovação em serviços.

 

Palavras-chave: Cultura Organizacional.; Inovação em Serviços; Desempenho Organizacional; KIBS (Knowledge Intensive Business Services).


Texto completo: Sem título