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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SURDOS(AS)
Aline Martins Vaqrela

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


Esta pesquisa é parte integrante de uma dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas” do PPGE da FURB. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas bem sucedidas na Educação Superior na compreensão de estudantes surdos(as). Realizamos uma pesquisa qualitativa, de campo, em que foram adotados como procedimentos de geração de dados questionário e entrevista semiestruturada. Os participantes foram dez estudantes surdos(as) matriculados em seis cursos de graduação: Artes Visuais, Design, Direito, Educação Física, Pedagogia e Administração. As entrevistas foram filmografadas e realizadas por meio do uso de Libras e transcritas para a língua portuguesa no intuito de nos aproximarmos ao máximo das compreensões dos estudantes, procedimento este que muito auxiliou na organização e tabulação dos dados.  Os dados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, e as análises pautaram-se teoricamente em: Freire (1996), Quadros (1997, 2002, 2004, 2008, 2011), Nóvoa (1998, 2009), Cunha (2012) e Marchesi (1996, 2008). A análise foi organizada em quatro categorias definidas à posteriori por meio da leitura minuciosa dos dados, evidenciando que as práticas pedagógicas bem sucedidas vivenciadas na educação superior pelos estudantes surdos(as) envolveram: a) Práticas pedagógicas relacionadas à afetividade no processo de aprendizagem. A atenção dedicada pelos professores aos estudantes surdos(as) permite uma maior interação entre eles, estabelecendo vínculos afetivos com os conteúdos da disciplina. b) Práticas pedagógicas relacionadas às tecnologias da educação. A utilização das tecnologias facilita a aprendizagem dos(as) estudantes surdos(as), transformando-se em instrumento de inclusão, permitindo que o(a) estudante faça a relação entre o concreto e o abstrato, obtendo mais êxito no seu processo de aprendizagem. c) Práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita. A produção escrita e a leitura de textos são fatores que causam frustração no processo formativo do(a) estudante surdo(a), entretanto quando o professor compreende a especificidade desse processo de estudantes surdos(as) , busca desenvolver práticas que contribuem ao seu desenvolvimento. d) Práticas pedagógicas que envolvem Libras. Os(as) estudantes ao observar que o professor procura se aproximar deles(as) por meio da língua de sinais, sentem-se valorizados(as) e acolhidos(as), e motivados(as) por esta tentativa estabelecem laços que impulsionam sua aprendizagem, promovendo um processo mais inclusivo. Em síntese, podemos destacar que nas compreensões dos(as) estudantes que participaram da pesquisa, as práticas pedagógicas bem sucedidas estão relacionadas ao acolhimento, dedicação, aproximação e comunicação dos professores com os(as) estudantes, bem como a utilização de estratégias didático-pedagógicas que garantam à aprendizagem de estudantes surdos(as). Entendemos que essas discussões possam contribuir com um processo mais inclusivo no contexto da Educação Superior, possibilitando aos professores refletirem e ressignificarem suas práticas docentes.

 

Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Educação superior; Educação inclusiva; Surdez.


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