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Um Estudo Sobre o Curso de Magistério Sim, Ele Ainda Existe!
lilian alves pereira, Gicele Maria Cervi

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


O curso de Magistério, objeto de estudo dessa pesquisa, é uma formação inicial em nível médio para professores que pretendem lecionar nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Por mais que haja leis (LDB 9.394/96, PNE 13.005/2014) que determinem a não contratação de professores para a Educação Básica sem formação em nível de graduação a formação em nível médio permanece atuante. Os objetivos deste trabalho são:  analisar o currículo do curso de Magistério; descrever as políticas de formação de professores em nível médio; analisar a política que alterou o lócus de formação docente do nível médio para o superior; identificar o perfil dos estudantes que estão inseridos nessa formação; discutir os sentidos do curso de Magistério para seus estudantes; e analisar o ementário formal e planos de ensino das disciplinas que compõe esta formação. Como metodologia de análise foi utilizado abordagem do ciclo de políticas proposta pelo inglês Stephen Ball e difundido no Brasil por Jefferson Mainardes (2006). Os sujeitos da pesquisa são os estudantes do curso de Magistério. Os dados foram produzidos na Escola de Educação Básica Pedro II de Blumenau. Como instrumento de produção de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados inferem que o currículo do curso de Magistério seleciona certos sujeitos produzindo identidades. Os estudantes são mulheres oriundas das classes populares que vêm nessa formação a possibilidade de ascensão social e profissional e estabilidade financeira. Apontam também que o curso de Magistério é uma formação docente que prima pelo ensino da profissão pela prática. Um dos principais sentidos do curso de Magistério para as estudantes entrevistadas é a gratuidade dessa formação. As análises dos planos de ensino e do currículo formal mostram que as orientações oficiais para o curso não são contempladas nos planos de ensino construídos pelos professores. A formação de professores em nível médio foi um divisor de águas para a formação docente no Brasil, entre os mestres-escolas sem formação e os professores primários formados pela Escola Normal (VILELLA, 2008). Esta pesquisa possibilita assegurar que o curso de Magistério ainda é relevante para as regiões que não dispõem de universidades e faculdades acessíveis para a formação docente em nível superior, porém não é suficiente como formação de professores para a contemporaneidade.

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