Portal de Conferências da FURB, 1° Fórum Integrado da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Conflitos na Relação entre os Seres Humanos Envolvendo Cães no Ambiente Urbano da Cidade de Indaial - SC
Edgar Cardoso

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


CONTEXTUALIZAÇÃO

A relação entre os homens e os cães remonta a tempos ancestrais.Nos dias atuais, especialmente nos grandes centros urbanos, são registrados problemas de diversas naturezas e dimensões, principalmente no que se refere ao controle de zoonoses e aos conflitos humanos resultantes da guarda negligente, configurando um problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é conhecer os conflitos originados pela relação homem e cão no município de Indaial–SC, contribuindo para sua solução. .

MATERIAL E MÉTODO

Foi utilizada a abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa-ação, em quatro etapas: a) Planejamento e pactuação; b) Investigação; c) Ação; e d) Avaliação.

RESULTADOS/DISCUSSÃO

Investigação:  com relação  aos agravos por mordidas 83,2 % foram causados por cães. A maioria das vítimas tem de 0 a 19 anos, destacando-se os de idade de 0 a 9 anos. A incidência de mordeduras a cada dez mil habitantes por ano, que em 2000 era de 7,71, saltou para 21,14 em 2010. Quanto as características da população canina pode-se destacar uma baixa frequência de esterilizações, que na população total chega apenas a 14,38% das fêmeas e 10,12% dos machos. O número de proprietários que vacinam seus cães (51,78%) está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que considera que para ter um risco reduzido de transmissão da raiva a vacinação deve cobrir no mínimo 70% da população canina. Ações:  foi realizado um ciclo de atividades educativas realizadas com escolares de 10 anos de idade de 14 escolas municipais, com a participação de 542 alunos matriculados do quinto ano do ensino fundamental. Junto ao legislativo municipal aprovou-se o Projeto de Lei Ordinária nº 35/2015 que "Proíbe a venda e exposição de cães e gatos em pet-shops na cidade do Indaial, e dá outras providências”.

CONCLUSÃO

Em Indaial, como em qualquer local, a guarda negligente precisa ser combatida pela comunidade, por organizações sociais e pelo poder público, por razões éticas, humanitárias e para a segurança da saúde pública. O padrão de cuidados adotado pela população em relação ao cão pode ser considerado satisfatório em sua maioria, devendo-se buscar maior adesão e apoio para a vacinação anti-rábica e maior acesso à castração cirúrgica.

A estratégia de saúde da família é a estrutura que melhor oferece condições de implantar um programa eficiente de equilíbrio da população de cães no município. Entretanto, o problema dos conflitos entre homem e cão precisa de uma abordagem intersetorial, envolvendo, além do setor saúde, a educação e o poder legislativo.


Texto completo: Sem título