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Relação entre Fatores Determinantes da Divulgação de Informações sobre os Impactos Ambientais de Empresas Brasileiras
Mara Vogt, Nelson Hein

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


Este estudo objetivou analisar a relação entre fatores determinantes da divulgação de informações sobre os impactos ambientais de empresas brasileiras. O alicerce teórico está pautado na Teoria da Legitimidade e na evidenciação ambiental. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população da pesquisa compreende todas as empresas pertencentes ao Índice Brasil 100 (IBrX-100) listadas na BM&FBovespa, um total de 100 companhias e a amostra foi de 97 empresas brasileiras nos anos de 2010 a 2013. Foram analisados os fatores: desempenho ambiental, transparência e desempenho econômico, avaliados respectivamente por nove variáveis sendo o primeiro pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial, Potencial de Poluição e Global Reporting Initiative; o segundo pela Auditoria ambiental e Governança Corporativa; e o terceiro fator pelo Tamanho, Retorno sobre os Ativos e Retorno sobre o Patrimônio Líquido e Ações. Nos Relatórios de Sustentabilidade e Anuais foram coletadas informações sobre cinco aspectos ambientais: emissões, efluentes, resíduos, produtos e serviço e transportes, utilizados para mensurar o grau de evidenciação ambiental por meio do método Trade-Off Decision Analysis T-ODA. A partir da regressão linear avaliou-se a relação entre as nove variáveis que compõem os três fatores com o grau de evidenciação. Os resultados encontrados evidenciaram que as variáveis GRI, Tamanho, ROA, Auditoria e a Governança estão relacionadas com o grau de evidenciação ambiental, porém, a Governança apresentou influência negativa. Somente as variáveis GRI e a Auditoria apresentaram relação com o grau de evidenciação ambiental em todos os anos. Além disso, constatou-se relação entre o fator desempenho econômico e o grau de evidenciação, moderada pelo desempenho ambiental e transparência. Conclui-se que há relação entre os fatores investigados em todos os anos analisados (ANOVA), sendo que o Tamanho, a Auditoria e o GRI estão associados à evidenciação ambiental e o ISE, Potencial de Poluição, Governança, Ações, ROA e ROE não. Destaca-se que as empresas podem aumentar o grau de evidenciação ambiental se divulgarem mais informações em seus relatórios sobre suas ações no meio ambiente, principalmente sobre o aspecto Transporte, visto que poucas das empresas analisadas apresentam essa informação em seus relatórios. Dessa forma, passarão a transmitir uma imagem ainda melhor à sociedade. Verificou-se que as empresas divulgaram diferentes informações nos quatro anos, o que pode indicar seleção de informações visando à legitimação, pois as empresas tornam-se legitimadas quando demonstram que suas atividades estão de acordo com as demandas sociais. É importante frisar que está cada vez mais difícil das organizações atingirem essa legitimidade. Para tanto, se as empresas evidenciarem o máximo de informações sobre as suas ações ambientais nos Relatórios de Sustentabilidade e nos Relatórios Anuais, estas poderão alcançar a legitimidade desejada de forma mais rápida.


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