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Efeito da Complexidade Empresarial no Gerenciamento de Resultados de Empresas Brasileiras
Alini da Silva, Roberto Carlos Klann

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


A complexidade empresarial refere-se a características específicas das empresas, relacionadas com a concentração industrial, do negócio e organizacional, que as tornam complexas. Empresas com complexidade podem ter aumento da assimetria informacional entre gestores e agentes econômicos, pela menor transparência de informações ao mercado de capitais. Gestores de empresas complexas possuem poder e prestígio exacerbado em comparação com empresas pouco complexas, o que pode contribuir para o aumento de seu comportamento oportunista, a fim de reportar resultados da empresa de acordo com os seus interesses. Por tal motivo, infere-se que em empresas com complexidade, a prática de gerenciamento de resultados pode ser aumentada. Deste modo, com o intuito de investigar esta problemática, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito da complexidade empresarial no gerenciamento de resultados de empresas brasileiras. Quanto ao delineamento metodológico da pesquisa, esta pode ser caracterizada como descritiva, documental e quantitativa. A amostra foi composta por 110 empresas listadas na BM&FBOVESPA, as quais detinham as informações necessárias para a realização do estudo, no período compreendido entre os anos de 2010 a 2013. A coleta de dados foi realizada por meio da Thomson, formulário de referência, notas explicativas e o sítio da BM&FBOVESPA. Para a análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas, tais como: regressão linear múltipla, estatística descritiva, correlação de Pearson, entropia da informação, método TOPSIS e regressão de dados em painel. Os resultados demonstraram que as empresas brasileiras analisadas gerenciaram os resultados, tanto para diminuir o lucro, quanto para aumentá-lo. Observaram-se indícios de que as empresas analisadas realizaram income smoothing, target earnings e big bath accounting para gerenciar os resultados. Quanto aos efeitos das variáveis explicativas em relação ao nível de gerenciamento de resultados, constatou-se que a experiência de mercado das empresas e a rentabilidade do patrimônio líquido aumentaram o nível de gerenciamento de resultados. Por outro lado, a complexidade do negócio, as dívidas de longo prazo e a complexidade total auxiliaram na redução desta prática. De maneira geral, conclui-se que a complexidade de empresas aumenta a prática oportunista de gestores, mas também pode contribuir para a sua diminuição, o que vai de encontro com a atual literatura. Como uma empresa pode tornar-se complexa em vários aspectos, não se pode afirmar que empresas complexas possuem maior assimetria informacional, visto que determinadas características que as tornam complexas, como a do negócio, auxilia na diminuição da prática oportunista de gestores. Como contribuições, o estudo apresenta evidências adicionais sobre os fatores influenciadores do gerenciamento de resultados, contribuindo com órgãos reguladores, auditores, preparadores das demonstrações contábeis e demais interessados na formulação de normas de governança e controles específicos para as empresas brasileiras. Dessa forma, contribui-se para a mitigação da prática oportunista de gestores e melhora da qualidade da informação contábil.


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