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Concepções, Práticas e Desafios da Pesquisa de Professores do Ensino Superior de Tecnologia
Arlete Ehlert de Souza, Rita Buzzi Rausch

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, no grupo de pesquisa Formação e atuação docente. O objetivo foi compreender as concepções, práticas e desafios de pesquisa de professores que atuam no Ensino Superior de Tecnologia de uma Instituição de Ensino Superior da região norte do estado de Santa Catarina. E, de modo mais específico, a pesquisa buscou conhecer as concepções de pesquisa dos docentes que atuam na IES; identificar as práticas de pesquisa dos docentes e evidenciar seus desafios acerca da pesquisa. Para orientar esta investigação e fundamentá-la, as discussões foram pautadas em ideias de André (2013, 2014), Lüdke (2004, 2014), Beillerot (2001, 2014), e Rausch (2008, 2012) que discutem a pesquisa na formação docente, sua prática e desafios. E, ainda, Cunha (2006, 2010) e Pimenta (2014) que aprofundam estudos acerca da formação de professores para a Educação Superior; e Bazzo (2002, 2008) que discute a educação tecnológica. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com 22 professores que atuam no Ensino Superior. Como procedimentos de geração de dados, foram utilizados a análise do Currículo Lattes, entrevistas semiestruturadas individuais e grupo de discussão. A análise de dados foi pautada na análise de conteúdo (BARDIN, 2004) e as categorias definidas a posteriori. No que se refere às concepções de pesquisa dos professores foram delimitadas três concepções: a pesquisa como processo que exige rigor científico, a pesquisa como processo de ressignificação da prática docente e a pesquisa como metodologia de ensino.  As categorias que tratam das práticas de pesquisa foram: as produções dos professores, e as experiências desenvolvidas com a pesquisa. No que se refere aos desafios, a análise foi organizada em três categorias: a inexperiência em pesquisa, os tempos e espaços para se fazer pesquisa e a formação em pesquisa. Por meio da análise, os resultados demonstraram que os professores que atuam no EST da IES investigada compreendem o que é pesquisa. Entre os professores, onze publicaram suas produções em anais de congressos e/ou periódicos. Embora seja baixo o número de produções, desenvolvido na IES, é possível afirmar que existe um movimento de pesquisa que vem se consolidando nos últimos três anos. Os professores conhecem os desafios para amplificarem sua inserção nos processos de pesquisa, porém tempo e formação são os maiores problemas apresentados para sua efetivação, de forma aprofundada e contínua, conforme exigências legais e da própria IES. Percebemos ainda, a existência de lacunas de pesquisa sobre o professor pesquisador no contexto da Educação Tecnológica para possibilitar a ampliação de referenciais de pesquisa nas especificidades, e na identidade das instituições de Ensino Superior de Tecnologia como produtoras de conhecimentos e tecnologias.

Palavras-chave: Pesquisa; Professor pesquisador; Ensino Superior de Tecnologia; Formação docente.


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