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AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ISAAC NEWTON PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Cristiano Rodolfo Tironi, Vera Lúcia de Souza e Silva

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


A presente dissertação tem como objetivos: identificar e analisar as contribuições do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton-LEMIN para o ensino da Matemática nos dizeres de professores e gestores envolvidos com o LEMIN; analisar as concepções sobre o LEMIN dos professores e gestores da rede municipal de ensino de Massaranduba-SC e identificar e analisar as limitações e avanços das atividades desenvolvidas pelo LEMIN, nos dizeres de professores e gestores envolvidos com o LEMIN. Além disto, apresenta-se um portfólio de atividades para um Laboratório de Educação Matemática, tendo-se como foco central a inserção dos estudantes no aprofundamento sobre temas diversos, tendo como base conhecimentos da Etnomatemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede municipal de ensino do Município de Massaranduba-SC, que estavam envolvidos com o LEMIN. Como metodologia da análise dos dados, procurou-se investigar as narrativas dos professores. As análises dos dados com base na perspectiva dos professores e gestores pesquisados revelaram que as atividades e projetos desenvolvidos pelo LEMIN contribuem para um ensino de matemática significativo, criativo, que aproxima a realidade do dia-a-dia com a realidade escolar, tendo como um dos pilares o resgate cultural presente na comunidade escolar que atua. Essa mesma análise revela que o LEMIN é um ambiente onde os estudantes frequentam por gostarem do que fazem, apostando em seus sonhos valorizando as diversas matemáticas presentes no cotidiano. Tais análises revelam ainda que o LEMIN precisa avançar ainda em uma maior oferta de vagas para os estudantes participarem de suas atividades, além de uma abrangência maior de atuação, contemplando todos os anos do Ensino Fundamental e a de investir mais na formação continuada dos professores.


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