Portal de Conferências da FURB, 1° Fórum Integrado da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A Contação de Histórias no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tatiana Roedel, Viviane Clotilde da Silva

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


O ensino da matemática não é algo pronto e único, mas que permite inúmeras possibilidades de ensinar e aprender, principalmente se for feito de modo interdisciplinar. É importante que os professores entendam a relevância de um trabalho unindo a matemática e a literatura no ensino, e que conheçam o maior número de possibilidades de ensinar de maneira significativa, para que os estudantes possam exercer seu papel de cidadãos na sociedade em que vivem. Partindo desta ideia este trabalho tem como objetivo responder a seguinte questão: Quais as contribuições de um trabalho por meio de contação e construção de histórias para o entendimento dos conceitos de geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Neste sentido este trabalho se justifica, pois busca levar o aluno a ter outra visão da matemática e da língua portuguesa, já que “essa conexão permite a reflexão e/ou diálogo sobre os elementos, os aspectos, as ideias, os conceitos matemáticos e as outras áreas do conhecimento, bem como sobre as diferentes visões de mundo presentes na literatura” (SOUZA E OLIVEIRA, 2010, p. 958-959). Este trabalho iniciou em 2016 e será desenvolvido na forma de pesquisa qualitativa junto a professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Blumenau. Será realizado: 1. Uma entrevista com estas professoras buscando saber qual sua relação com o ensino de geometria. 2. Pesquisa de livros, textos e livros paradidáticos infantis a serem utilizados nas atividades e construção das mesmas. 3. Análise das entrevistas e reunião com as professoras colaboradoras. 4. Montagem do cronograma de aplicação das atividades para que possamos participar da aplicação em todas as turmas. 5. Análise, junto com as professoras, das dificuldades que surgiram do desenvolvimento das atividades e dos resultados obtidos. Os resultados finais desta pesquisa serão obtidos por meio de observação da pesquisadora, dos depoimentos das professoras e das atividades desenvolvidas pelos alunos. Perpassando todas estas etapas, estaremos realizando a pesquisa bibliográfica que fundamentará este trabalho. Até o momento realizamos a pesquisa bibliográfica e dos materiais a serem utilizados nas atividades. Esperamos que o trabalho desperte o interesse dos professores para a utilização da contação de histórias no processo de ensino da geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aproximando os conceitos matemáticos da realidade dos alunos e utilize esta metodologia para o ensino de outros conceitos matemáticos. Que este trabalho aumente o interesse e as habilidades nos alunos não só na resolução de problemas, mas na apreensão e compreensão dos conceitos estudados.

Palavras-Chave: Contação de Histórias; Geometria; Interdisciplinaridade.

 


Texto completo: Sem título