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As concepções de experiência estética na formação dos licenciandos de Artes Visuais PARFOR/FURB
Taíze dos Santos Batistti

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O estudo teve como objetivo geral compreender as concepções de experiência estética presentes na formação de licenciandos do curso de Artes Visuais/PARFOR-FURB. Em relação aos objetivos específicos foram: a) reconhecer a dimensão estética na proposta pedagógica e curricular do curso de Artes Visuais PARFOR/FURB; b) analisar, a partir dos dizeres dos licenciandos, aproximações da experiência estética integral (Dewey) considerando o saber, o fazer e o sentimento estético. De acordo com esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foi adotada como instrumentos de geração de dados a análise de documentos curriculares do curso de Artes Visuais a partir do roteiro sugerido por Cellard (2008). Na análise das entrevistas foram consultados Moraes e Galiazzi (2011), que fundamentaram a análise textual discursiva como procedimento de análise de dados. O estudo se sustenta teoricamente nas ideias de Ana Mae Barbosa e John Dewey, principalmente em sua obra “Arte como Experiência”.  Também dialoga com outros autores que contribuem com aspectos relacionados ao currículo. Entre os resultados se destaca que a proposta pedagógica e curricular analisada expressa a estética em diferentes momentos na: missão, histórico do curso, objetivos do curso, perfil profissiográfico docente, na organização curricular, avaliação e em outras seções do documento. A expressão estética está associada a diferentes palavras: educação estética, fundamentos estéticos, contextualização estética, aspectos estéticos, saberes estéticos, entre outros termos mencionados nesse estudo. Ao reconhecer essas expressões para estética percebe-se que não há explicitamente uma base teórica sobre ela, entretanto, há um conceito associado ao saber estético. Na análise das entrevistas, foi possível encontrar duas categorias que se relacionam entre si: materiais artísticos e a percepção. Destaca-se, que os licenciandos exemplificaram a partir de seus dizeres materiais procedentes de várias linguagens artísticas como teatro, dança, música, Artes Visuais. Desse modo, refletem as linguagens de experiências anteriores atravessadas pela linguagem da formação atual no qual estão experimentando, ou seja, Artes Visuais. Na categoria percepção, os elementos estão representados por diversas expressões e combinações ao conceituar a experiência estética, nota-se que há emoção, há prática, há reflexão sobre a experiência estética. Conclui-se que ao analisar a concepção estética há necessidade de outros estudos singulares em relação aos  licenciandos, assim como possibilidades de investigar seus formadores. Também se destaca que existem diversas vertentes teóricas sobre a estética, mas foi relevante e desafiador estudar a teoria estética de Dewey, principalmente pela contribuição na formação do professor de Artes Visuais. 


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