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Um Clube na Escola: Elucidações sobre esta Prática Educativa em Educação Não Formal a partir de uma Revisão Sistemática
Vanderlei Schmitz, Daniela Tomio

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e ao grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau. Um clube é um contexto de educação não formal, que geralmente se desenvolve na escola ou em parceria com ela. Constitui-se por um coletivo de estudantes, mediados por um docente, que se reúnem no contra turno, para vivenciarem experiências de aprendizagem com determinado foco para o conhecimento. É sobre este contexto que esta pesquisa é desenvolvida, de forma a articular compreensões e práticas sobre os clubes, que acontecem em escolas e são lócus de práticas docentes e de pesquisa no Brasil. Constatamos uma expressiva divulgação da comunidade científica brasileira, das áreas da Educação e Ensino, em relação aos clubes destinados às práticas educativas em diferentes componentes curriculares (Matemática, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Química) ou com ênfase para áreas de conhecimento (Astronomia, Leitura...) e que envolvem estudantes, professores e acadêmicos de cursos de licenciatura em processos de formação inicial. Observamos que em comum os pesquisadores tem um clube como objeto ou lugar de pesquisa, destacando contribuições dele nas práticas educativas que envolvem ensinar, aprender e formar-se professor. No entanto, o arrolamento com uma área de conhecimento ou componente curricular específico, “um clube de...”, levou-nos a questionar sobre as relações existentes entre eles a fim de refletir a sua identidade no contexto educacional. Nesta direção, formulamos o pressuposto de que o clube na escola, independentemente de sua especificidade, é um contexto de educação não formal que pode contribuir, em suas diferentes práticas educativas, para a formação dos sujeitos de seu coletivo participante. Com esta orientação, objetivamos por meio desta pesquisa elucidar o que são os clubes e as suas possíveis contribuições para a formação dos sujeitos participantes na escola de Educação Básica, segundo as compreensões e práticas educativas de pesquisadores brasileiros. Para isso, como procedimento metodológico foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, da modalidade revisão sistemática do conhecimento. Para a geração de dados foi desenvolvido um protocolo de revisão sistemática com as seguintes etapas: definição da problemática; eleição da equação de pesquisa; delimitação do âmbito de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão; sistematização dos achados e tratamento dos dados. Dentre os resultados foram inventariadas em seis portais de pesquisas 107 produções acadêmicas nacionais com o objeto de estudo em clubes. Em uma análise, foram elaborados quadros e categorias com os dados gerados com base na leitura dos trabalhos sobre clubes, considerando seus conceitos, objetivos, contribuições e articulações com a educação formal, atribuídos pelos pesquisadores. Em fase de finalização, a pesquisa se encontra na etapa de metanálise na direção de conclusão dos seus objetivos.


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