Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA? É TUDO DE BOM!
Vera Marlize Schröer

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Uma das frases que mais ouvimos dos nossos alunos de 1º ano durante asaulas é: - “Prô, já é hora de brincar? - Quando vamos brincar?” Refletindosobre essa realidade, percebemos a necessidade de envolvê-los em situaçõessignificativas e desafiadoras, dando ênfase à aplicação de jogos matemáticoscomo forma de construção de suas aprendizagens, propiciando a aquisição de habilidades tais como: sequência numérica,estimativa, cálculo mental, classificar, seriar, ordenar. Piaget afirma que “o ensino deveria formar oraciocínio, conduzindo à compreensão e não à memorização, desenvolvendo umespírito criativo e não repetitivo.” O jogo é um processo que representaconstantes desafios: enquanto observam o que estão fazendo, as criançasorganizam seu pensamento e criam o hábito de refletir sobre a sua ação,elaboram novas estratégias e soluções, interagem com seus colegas,desencadeando situações problema que ao serem resolvidas permitem a evolução dopensamento abstrato para o conhecimento efetivo, construído durante aatividade. Assim, como se encontravam na fase inicial da alfabetização,propomos trabalhar os conteúdos de um modo contagiante e alegre, oferecendomomentos de aplicação de jogos e brincadeiras com foco na interação entre aprática de escritas, leituras, oralidade e o conhecimento matemático. Naconfecção dos jogos, de uma forma ou de outra houve a participação dos alunos,que trouxeram materiais, ilustraram, recortaram, colaram e os organizaram.Tivemos como preocupação, permitir um horário semanal para que pudessemexplorá-los e, como atividade seguinte, utilizar-se do recurso do desenho ou doregistro escrito daquilo que lhe foi significativo durante a atividade e,sobretudo, a tomar consciência de suas percepções. Esse trabalhointerdisciplinar envolvendo os jogos e o processo da construção da escrita, foiimportante e determinante para o desenvolvimento e produção de conhecimento dascrianças, pois desenvolveu sua atenção, concentração e criatividade,habilidades de leitura e escrita em diferentes formas textuais e diferentesestratégias de resolução. Habilidades que são necessárias para o processo dealfabetização e letramento, e que foram fomentadas com a prática de jogos ebrincadeiras matemáticas. Cabe a nós educadores, levar à construção das noçõesmatemáticas utilizando instrumentos como os jogos matemáticos e desafios do diaa dia, priorizando o avanço do conhecimento das crianças perante situaçõessignificativas e diversificadas de aprendizagem, sejam elas individuais ou emgrupo, de diálogo entre os colegas; criando possibilidades e condições que aslevem a encontrar a solução correta; construindo novos conhecimentos a medidaque vão evoluindo em seus aprendizados, se tornando assim, não mais receptorasde conteúdos rígidos e definidos, mas construtoras de seus próprios pontos devista, exercitando de forma divertida e gostosa sua autonomia em busca de novosdesafios.Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Habilidades Matemáticas; Construção; Matemática na alfabetização.

Texto completo: PDF