Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTUCA
Flávia Regina Keiser

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Jaraguá doSul foi o primeiro município catarinense beneficiado pelo Prouca (Programa umcomputador por aluno), em uma parceria da Prefeitura Municipal deste municípioe o Ministério da Educação. Os netbooks foram direcionados para os alunos darede municipal de ensino através do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) doMinistério da Educação. Podem ser utilizados nas escolas em locais como a salade aula e os laboratórios de informática, entre outras dependências, porestudantes e professores. Tanto pais como alunos assinaram um termo decompromisso de responsabilidade sobre os computadores, que também são levadospara casa. Um dos principais objetivos deste Programa foi promover a inclusãodigital nas escolas das redes públicas municipais mediante a aquisição decomputadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados aodesenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Estes computadores sãoferramentas eficazes, que oferecem condições e recursos tecnológicos, além dealternativas para que as aulas de Matemática se tornem mais atrativas einteressantes. Assim sendo, desenvolveu-se na Escola Municipal de EnsinoFundamental Gertrudes Steilein Milbratz, atividades diferenciadas na disciplinade Matemática, utilizando o netbook com os alunos de 7º e 8º anos. Orientadospela Professora, idealizadora das atividades, os alunos desenvolveram váriostrabalhos, principalmente no programa LibreOffice Writer, sobre a soma dosângulos internos dos polígonos , diâmetro e comprimento da circunferência,operações com Números Inteiros (adição, subtração, divisão, multiplicação epotenciação), áreas de quadrados e retângulos , perímetros, razão entregrandezas, equações de 1º grau com uma incógnita e sistema de coordenadascartesianas. Inserir e formatar tabelas, criar polígonos, exibir e formatarimagens, escolher as cores, digitar cálculos e familiarizar-se com os recursosdigitais tornou-se atraente e prazeroso. As atividades foram elaboradasindividualmente pelos educandos. Durante o processo de avaliação, considerou-sea criatividade, estética e conteúdo matemático. Estes tipos de atividadescontribuem significativamente para o processo ensino-aprendizagem deMatemática, uma vez que desmitifica a ideia de que a disciplina de Matemáticanão seja prazerosa, divertida, interessante e cheia de significado.Palavras-chave: Tecnologia; Atividades Matemáticas; Aprendizagem.

Texto completo: PDF