Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Corrida Métrica
Rosangela Schumann Kleine

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O Homem sempre teve a necessidade de registrar medidas realizadas eutilizava inicialmente seu corpo para estas medições. Com o passar do tempo houvea necessidade de projetar um instrumento de medida padronizado, já que as nãoconvencionais sofriam alterações.  Nestaperspectiva, proporcionar aos alunos momentos em que possam conhecer o sistemade medidas não convencionais, utilizando partes do próprio corpo, como: pés,palmos, polegada e passos, para realizar medidas de diferentes objetos ouambientes, possibilitou perceber  asdificuldades que se tinha e as desigualdades nas medidas não convencionais.  Desta forma, cada aluno registra a forma que utilizapara medir, assim poderá observar diferentes resultados, sendo que há diferença entre as partes do corpo.Este é um bom momento para a construção de conceitos matemáticos referentes asunidades de medidas convencionais, o metro, centímetro e milímetro. Com oobjetivo de desenvolver o sentido do número e de tamanho por meio deestimativas e conferência, os alunos do ensino fundamental do 2º ano da EscolaMunicipal de Ensino Fundamental Antônio Estanislau Ayroso participaramefetivamente do processo  e construçãodesses instrumentos de medidas não convencionais e do instrumento de medidapadronizado, o metro. Este tema, também proporcionou um momento com o lúdico,através da construção de um jogo confeccionado para explorar ainda mais ometro, em consonância do tema animais em Ciências. Pesquisamos pequenosanimais, que coubessem no espaço de um metro. Estes animais pesquisado contémcuriosidades e também servem para auxiliar no jogo. Após sua construção foielaborado com o grupo as regras que regem o jogo, gênero textual explorado no2º ano. Foi possível também, explorar o cálculo mental, já que é composto pordois dados, em que o número que sair deve ser somado para avançar no tabuleiro.O  jogo proporcionou um momento único deapropriação do conhecimento onde os alunos brincaram/trabalharam utilizando osconhecimentos já construídos.   Palavras Chave: Medidas, Jogo e Pesquisa.

Texto completo: PDF