Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Aprendendo Matemática De Forma Significativa
Sadi Benito Lenzi

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A  E.M.E.F MarcosEmílio Verbinnen vem desenvolvendo o projeto “Aprendendo Matemática De FormaSignificativa” desde 2008, envolvendo os alunos dos 3º anos, com a ideia detornar as aulas de matemática mais dinâmicas e participativas do processo deprodução e assimilação do conhecimento. O uso de material concreto e jogos coma mediação dos professores tornam a aprendizagem da matemática maissignificativa e prazerosa. O projeto em foco teve como objetivo, desenvolver aindependência, confiança, concentração, assimilação de conceitos e desenvolvimentoda aprendizagem, partindo do material concreto e jogos, em relação as  operações matemáticas. Num primeiro momento,os alunos foram divididos em grupos, usaram o material dourado, tiveram aliberdade de conhecer, montar o que fosse do seu interesse e questionamentosforam feitos sobre descobertas ao utilizar o material. Em seguida, o  material dourado, foi utilizado paraexplorar,  visualizar e compreender  o sistema de numeração e a formação dos  números. O Quadro Valor de Lugar se tornou umrecurso que reforçou o significado da representação posicional decimal. Aomontar uma tabela na qual estão indicadas claramente as ordens decimais, oaluno pôde fazer e desfazer agrupamentos e dar significado aos númerosregistrados. Foi introduzido o uso do material dourado em ações associadas àsoperações matemáticas. Foram usados materiais alternativos, como: peças  em madeira no formato das formas geométricas,caixas vazias de  ovos com cubinhos,  jogo do bingo, da memória, dominó e trilhapara reforçar e desenvolver a aprendizagem das operações matemáticas. O uso dastecnologias educacionais, como equipamentos de informática, através de jogosmatemáticos, máquina fotográfica e data show se tornaram um aliadoindispensável. Com o desenvolvimento do projeto destacamos a obtenção deresultados como: a criação de um ambiente colaborativo e participativo; melhorado relacionamento entre os colegas; trabalho em grupo; aprendizagem a partir daludicidade; respeito as normas e regras estabelecidas; mais concentração, reflexãoe pesquisa;  desenvolvimento dacriatividade e crititicidade; apropriação de conteúdos matemáticos, situaçõesproblemas ao explorar as operações; uso pedagógico das tecnologias educacionaise melhora na leitura, interpretação e na escrita de diversos gêneros textuais,tais como: relatórios e regras instrucionais. A aplicação desse projeto tornoua matemática mais significativa, permitindo aos alunos estabelecer uma relaçãoentre conceitos (abstrato) e a manipulação de materiais e jogos (concreto) na abordagemdas quatro operações. Outro fator observado é a melhoria dos indicadoresobtidos pelos alunos na disciplina de matemática. Finalmente podemos dizer queo lúdico representou uma ferramenta poderosa no processo educativo dos alunos. Palavras-Chave: Jogos,material dourado, matemática, operações matemáticas.

Texto completo: PDF