Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Sólidos Geométricos
Burges Denk Floriani

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A matemática é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico,que auxilia no processo de construção do conhecimento e desenvolve a autonomiado raciocínio e da criação de soluções das mais variadas situações problema. Asdificuldades apresentadas pelos alunos na visualização de sólidos geométricosdurante as aulas de geometria espacial são fatores que reduzem o interesse poresse ramo da matemática. O aluno não consegue visualizar bem, tão pouco fazeras devidas distinções do que é aresta, vértice e face analisando apenas oesboço de um desenho no quadro. Havendo algo concreto, que ele possa tocar,reconhecer conceitos e propriedades, isso torna-se mais fácil e prazeroso. Autilização de produtos recicláveis, trazidos pelos próprios alunos, como caixase embalagens, são muito úteis para abstração dos conceitos trabalhados. Comesses objetos, pode-se diferenciar muito bem, por exemplo, um corpo redondo deum poliedro. Usando palitos e massa de modelar é possível construir sólidosgeométricos que levam os alunos a visualizar propriedades, a se concentrar emuma tarefa, criar imagens e chegar à solução de um problema. A visualizaçãoconcreta de sólidos geométricos, vértices, arestas e faces facilita oentendimento e é essencial para o estudo da geometria plana e espacial. Um dosprincipais objetivos do trabalho é comparar os sólidos, identificando-os eclassificando-os pelas semelhanças e diferenças, de forma a reconhecer ossólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e pirâmide.Para desenvolver o trabalho, foram necessárias algumas etapas de demonstraçõesconcretas dos sólidos, ficando muito mais evidente a importância da geometriaespacial. Foram observados, por exemplo, a maneira do aluno interpretar aresolução de uma questão para dar a resposta, as escolhas feitas na busca delidar com a situação proposta na questão, os conhecimentos matemáticos queutilizou, se utiliza a matemática que é vista nas aulas e a forma de o aluno secomunicar matematicamente, comprovando sua capacidade em expressar ideiasmatemáticas, oralmente ou por escrito, de acordo com o procedimento queutilizou para lidar com a situação proposta.Palavras-chave: Sólidos Geométricos; Geometria; Matemática.

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