Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Aprendendo Volume com Origami
Roni Carlos Santos

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O estudo dos ângulos é mais significativo se”sairmos” do papel para vivenciar situações cotidianas explorando suaspropriedades a partir da prática. Em nosso trabalho exploramos atividadesenvolvendo espelhos planos dispostos em ângulo, periscópios e caleidoscópios,como modelos matemáticos para ensinar e aprender matemática.Nosso objetivo comesse trabalho é desenvolver estudos sobre ângulo e suas propriedades,explorando atividades com espelhos planos. O projeto Estudando Ângulos comEspelhos Planos foi desenvolvido com 8º ano como recurso para contextualizartais estudos. Primeiramente houve uma discussão sobre ângulo com a turma paralevantarmos o que já sabíamos e o que precisávamos avançar  acerca dedefinições, nomenclaturas, traçado e medição. Construímos um dicionário sobre oassunto, devido à importância de registrarmos nossas definições. Após estaetapa os alunos tiveram contato com espelhos planos e participaram de atividadeonde deveriam formar determinados ângulos com os espelhos e, após observação,registrar a quantidade de imagens formada. Então generalizaram tal situação comgeometria e álgebra, deduzindo uma fórmula para obtenção do número de imagens.Puderam com tal fórmula verificar se a observação foi correta. Ao construirmosperiscópios exploramos o ângulo de 45º e aproveitamos para revisar sobre blocosretangulares e sua planificação. Para a confecção dos caleidoscópios foiproposta a situação problematizadora de ter que embuti-los em canos de PVC dediâmetros diferentes. Isso possibilitou o estudo contextualizado do Teorema dePitágoras e das relações entre os lados do triângulo equilátero inscrito e odiâmetro da circunferência (neste caso: de um prisma triangular dentro de umcilindro). O desenvolvimento deste trabalho possibilitou a instrumentalizaçãodo estudo sobre ângulos e pudemos perceber que os alunos, mesmo de série finaisdo Ensino Fundamental, apresentam muita dificuldade em manusear o transferidore não compreendem as propriedades dos ângulos quando este estudo restringe-seapenas ao livro didático ou repasse de informações e conceitos. Em nossasconsiderações percebemos que o projeto possibilitou o ensino e aprendizagem da matemáticaintegrando prática e teoria, agregando significado, despertando o interesse eaguçando a curiosidade durante nossas aulas. Com os espelhos planos pudemoscontextualizar o estudo dos ângulos e os alunos perceberam que é precisocompreensão e efetiva aprendizagem para desenvolver atividades práticas como asoportunizadas, explorando fenômenos cotidianos matematicamente.  Palavras chave: ângulo, periscópio, caleidoscópio, espelho plano,transferidor.

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