Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Estudando Ângulo com Espelhos planos
Roni Carlos Santos

Última alteração: 2015-03-05

Resumo


O estudo dos ângulos é mais significativo se ”sairmos” do papel para vivenciarsituações cotidianas explorando suas propriedades a partir da prática. Em nossotrabalho exploramos atividades envolvendo espelhos planos dispostos em ângulo,periscópios e caleidoscópios, como modelos matemáticos para ensinar e aprendermatemática. Nosso objetivo com esse trabalho é desenvolver estudos sobre ânguloe suas propriedades, explorando atividades com espelhos planos. O projetoEstudando Ângulos com Espelhos Planos foi desenvolvido com 8º ano como recursopara contextualizar tais estudos. Primeiramente, houve uma discussão sobreângulo com a turma para levantarmos o que já sabíamos e o que precisávamos avançar acerca de definições, nomenclaturas, traçado e medição. Construímos umdicionário sobre o assunto, devido à importância de registrarmos nossasdefinições. Após esta etapa, os alunos tiveram contato com espelhos planos eparticiparam de atividade onde deveriam formar determinados ângulos com osespelhos e, após observação, registrar a quantidade de imagens formada. Entãogeneralizaram tal situação com geometria e álgebra, deduzindo uma fórmula paraobtenção do número de imagens. Puderam com tal fórmula verificar se aobservação foi correta. Ao construirmos periscópios exploramos o ângulo de 45ºe aproveitamos para revisar sobre blocos retangulares e sua planificação. Paraa confecção dos caleidoscópios foi proposta a situação problematizadora de terque embuti-los em canos de PVC de diâmetros diferentes. Isso possibilitou oestudo contextualizado do Teorema de Pitágoras e das relações entre os lados dotriângulo equilátero inscrito e o diâmetro da circunferência (neste caso: de umprisma triangular dentro de um cilindro). O desenvolvimento deste trabalhopossibilitou a instrumentalização do estudo sobre ângulos e pudemos perceberque os alunos, mesmo de série finais do Ensino Fundamental, apresentam muitadificuldade em manusear o transferidor e não compreendem as propriedades dosângulos quando este estudo restringe-se apenas ao livro didático ou repasse deinformações e conceitos. Em nossas considerações, percebemos que o projetopossibilitou o ensino e aprendizagem da matemática integrando prática e teoria,agregando significado, despertando o interesse e aguçando a curiosidade durantenossas aulas. Com os espelhos planos pudemos contextualizar o estudo dosângulos e os alunos perceberam que é preciso compreensão e efetiva aprendizagempara desenvolver atividades práticas como as oportunizadas, explorandofenômenos cotidianos matematicamente.Palavras-chave: Ângulo; Periscópio; Caleidoscópio; Espelho Plano; Transferidor.

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